Visita virtual ao Atlas - pela primeira vez aberta ao público

A Coppe/UFRJ promove na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, às 15 horas, uma visita virtual, em tempo real, ao Atlas – o experimento de detecção de partículas que teve um importante papel na descoberta do bóson de Higgs - a chamada "partícula de Deus". Instalado no Cern, o maior laboratório de física de partículas do mundo, o Atlas foi concebido e desenvolvido com a contribuição de pesquisadores brasileiros, entre eles pesquisadores da Coppe.

Pela primeira vez aberta ao público em geral, a visita será realizada no auditório da Coppe, na Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária.

A Coppe possui uma longa parceria com o Cern, iniciada em 1988. Na visita virtual ao Atlas, o público é recebido pelo professor José Manoel Seixas, professor da Coppe e um dos coordenadores da equipe brasileira no Atlas. Em seguida, são guiados por pesquisadores brasileiros, como Denis Damásio, ex-aluno da Coppe e funcionário do Instituto Brookhaven, sediado no Cern, o centro de pesquisa europeu localizado entre a França e a Suíça.
A "viagem" é uma mistura de aprendizado e diversão. Em apenas uma tarde um novo mundo é apresentado ao público: o das partículas "quase invisíveis", que ao que tudo indica, deram origem a matéria e, consequentemente, ao universo e ao homem.

Quem chegar mais cedo poderá visitar, a partir das 14 horas, a exposição “Exploradores do Conhecimento”, no Espaço Coppe Miguel de Simoni, onde no nicho 8 está exposto o tema "A recriação do começo dos tempos". Os visitantes poderão assistir a um vídeo sobre o Big Bang, produzido pela Nasa, e simular um choque de prótons em um protótipo semelhante ao instalado no Cern. O Espaço Coppe fica no Bloco I 2000, Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

EVENTO: Visita virtual ao Atlas - aberta ao público pela 1ª vez
DATA: 22/06/2017 (quinta-feira)
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Auditório da Coppe, Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, Cidade Universitária – Ilha do Fundão.

12/06/17