Logo comemorativa de 225 anos é inspirada em realizações da Escola Politécnica

Neste ano, a Escola Politécnica da UFRJ completa 225 anos de sua criação e para comemorar esse feito, o Poli Notícias vai mudar um pouquinho a sua identidade visual. A partir de agora, além da logo tradicional, vamos dar destaque também para a logo comemorativa, que foi resultado do concurso realizado na Poli que escolheu o design que melhor simbolizasse a história da Escola Politécnica. O ganhador do concurso foi Matheus Aragão, aluno de Engenharia Civil e nós conversamos com ele para saber quais foram suas inspirações que deram origem a logo.

-De onde você se inspirou para fazer o desenho da nova logo?

Inicialmente, percebi que este desenho devia conciliar alguns conceitos para que tivesse um significado por trás e não se tratasse apenas de um desenho sem uma representatividade para as comemorações dos 225 anos da Escola Politécnica. Com isso, comecei a buscar ideias que demonstrassem as realizações que fossem impactantes no presente da Instituição e algum fator que trouxesse a ideia de tempo. Após alguns testes, decidi que ficaria interessante usar a estrutura da ponte do saber como um ponteiro de um relógio. Contudo, achei que faltava um complemento para representar a engenharia de uma forma mais ampla. Assim, vi que a engrenagem poderia representar um sol nascendo por trás da ponte. E, por fim, a logo ganhou a sua forma final.

- Qual a importância, na sua opinião, de fazer essa homenagem aos 225 anos da Poli?

É interessante pensarmos que a Escola Politécnica forma profissionais da mais alta qualidade há 225 anos. Durante todo esse tempo uma grande quantidade de pessoas passaram pela instituição e tiveram suas vidas modificadas pelos serviços de excelência prestados. Só isso já basta para vermos a necessidade de ser realizada uma homenagem. Porém, além disso, durante os últimos anos, a escola com certeza se tornou um dos fatores de maior relevância na minha vida e na de diversos colegas que buscam seus diplomas nas mais diversas áreas. Por muita vezes, passamos mais tempo na universidade que em nossas próprias casas. Assim, as comemorações de 225 anos não poderiam ser esquecidas de forma alguma por nós. Com a participação no concurso, eu acho que fiz devidamente minhas homenagens.

-Para você, qual foi importância de ganhar o concurso?
Na minha opinião, só o fato de entrar no site e poder ver um projeto de minha autoria sendo exposto já é um enorme motivo de orgulho. Além disso, o recebimento do certificado e todos os elogios de diversas pessoas, após o anúncio do resultado do concurso, fazem com que esse sentimento seja ainda mais amplificado. Com certeza, esse concurso será um marco na minha vida e uma boa experiência para relembrar futuramente.

-Sobre a Poli, qual o seu maior motivo de orgulho por estudar aqui?

Com certeza é um grande motivo de orgulho ser um estudante da instituição por conta de toda sua tradição e excelência no ensino. Só o fato de esta ser uma das mais antigas escolas de engenharia do mundo já é capaz de mostrar o quanto o nome da nossa escola é impactante. Para reforçar isso, ainda vemos nossos cursos figurando entre os mais bem colocados em variados rankings. Isso tudo faz com que o orgulho, de cada um de nós que faz parte da escola, aumente ainda mais.

12/06/17