Participação de alunos da UFRJ na Hackathon da Rede Globo 2017 na casa do BBB

Alunos da Poli participaram neste mês do Hackathon Globo 2017, uma maratona de desenvolvimento de programação em que jovens criam, projetam e colocam para rodar um serviço conectado, em mais de 30 horas de trabalho contínuo. A terceira edição da maratona hacker da empresa aconteceu na casa do Big Brother Brasil, nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Na edição deste ano, vale destacar, somente 52 participantes (13 times de 4 pessoas cada) foram selecionados, em todo o Brasil, dentre exatamente 2160 inscritos. Entre os times estavam cinco pessoas da UFRJ, dos quais quatro são alunos ou se formaram na Escola Politécnica. Juntos formaram dois times que mesmo não se classificando entre os três primeiros colocados, merecem destaque pelo fato de terem sido escolhidos em uma seleção bastante disputada, o que já significou uma conquista.

Os dois times que representaram a UFRJ foram:

- Bernardo, Eduardo, Pedro e Thiago: A ideia era a criação de um chatbot para o Facebook Messenger, que interage com o usuário informando-o sobre notícias de seu time de futebol predileto onde a ideia é facilitar o engajamento do usuário .

- Gustavo Silva, Hugo Sadok (aluno da UFRJ), Leonardo Padilha e José Lima Júnior : A ideia do projeto é incluir ondas em ultrassom — acima de 20kHz e portanto inaudíveis — junto à programação da Globo. Essas ondas incluem um código que é então detectado por um aplicativo no celular do telespectador e com isso sabe o que ele está assistindo.

Da esquerda para a direita: Eduardo Ferreira, Thiago Perrotta, Pedro Eusébio e Bernardo Amorim

Da esquerda para a direita: o mentor / tutor do time (Henrique), Leonardo Padilha, Hugo Sadok, José Lima Júnior e Gustavo Silva

31/05/17