Grupo GN² trabalha em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ

Durante duas semanas, cinco ideias desenvolvidas por alunos da UFRJ estão se transformando em negócios reais por meio do projeto Germinadora de Startups. Trata-se de uma inciativa de fomento ao empreendedorismo desenvolvida pelo Grupo de Novos Negócios – GN² da UFRJ em parceria com o HUB UFRJ e apoiado pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pela Incubadora de Empresas da Coppe. O projeto selecionou cinco ideias de negócios de alunos da universidade para participar de palestras, workshops e mentorias no espaço de coworking do Parque Tecnológico. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e validação dos modelos de negócio das startups participantes. O grupo de Novos Negócios atua no estímulo ao empreendedorismo desde a etapa inicial de incentivo e motivação, em eventos como os Lunch Talks, série de bate-papos entre empreendedores experientes e alunos, até o auxílio nas etapas mais práticas de estruturação das startups.

-Qual é o principal foco do projeto?
Bom, o projeto Germinadora é um programa de aceleração de startups de alunos e ex-alunos da UFRJ, como objetivo maior de fomentar e difundir o espirito empreendedor dentro do ambiente universitário, com apoio da Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ, Parque Tecnológico e HUB UFRJ.
O projeto consiste na capacitação dos membros das empresas através de workshops, palestras e mentorias, feitos por nós membros do Gn², como também alguns parceiros nossos, como o Paulo Monteiro, fundador do RespondeAí.

-Como está sendo o trabalho conjunto? Quem faz o que? Parque, gn2 e hub
O trabalho em si está todo sobre responsabilidade do Gn², toda a parte de programação, preparação de material e tudo que o projeto engloba foi fruto do esforço do próprio grupo.
O Parque junto com a Incubadora, tiveram participação essencial na disponibilização do espaço Co-Working, que além de estar preparado para receber empresas, foi essencial para reunir os participantes, isso tudo sem nenhum custo ao grupo, mesmo o espaço tendo um “aluguel” obrigatório normalmente. Isso porque o Parque junto com a Incubadora estão com uma visão muito convergente à nossa, fomentar o empreendedorismo na UFRJ (prova disso é apoiarem a própria criação HUB).
E o HUB teve participação menos aparente, porém eles disponibilizaram o espaço deles para a prototipação dos MVP’s das empresas, porém acabou que nenhuma precisou utilizar.

-Expectativas para o resultado?
Nossas expectativas já foram quase que completamente atendidas, todos os participantes afirmaram, e eu usarei palavras de um dos membros da Orange Composite que estava participando do projeto “Todos os conhecimentos que adquiri aqui no projeto já estão sendo utilizadas na minha empresa, como também irei coloca-los nos meus próprios projetos pessoais. ”
Porém vale lembrar que é a primeira edição desse nosso projeto, existem pontos negativos que temos que trabalhar e conversar para melhorar para as próximas edições, gosto de pensar que estávamos dentro do projeto tanto quanto as empresas, porque todas ali têm uma ideia que acham que vai solucionar um problema atual da sociedade mesmo que pontual. A Germinadora se comportou da mesma maneira, nós membros vemos que o empreendedorismo está deficiente demais na nossa faculdade e para tentar solucionar o Gn² tenta sempre trazer projetos que fomentem esse sentimento, um deles a Germinadora. É muito legal ver que tivemos tantos apoios e tivemos um retorno tão positivo.

-Qual a importância de uma experiencia com a do gn2 na faculdade?
Acho que a importância de um grupo como o gn² é inspirar alunos da ufrj e fazer eles enxergarem que o empreendedorismo não é tão distante assim da nossa realidade, que não precisamos ser o Steve Jobs para criar uma empresa de sucesso.

-Como a equipe se estrutura e objetivos gerais dos alunos que entraram?
O nosso grupo é organizado de maneira orgânica, temos uma liderança externa feita pela prof Alice e temos lideres dentro da equipe, porém todos temos o mesmo “cargo” somos todos membros.
Pessoalmente, não posso falar por todos nós, porém falarei o que eu sinto como objetivo meu dentro do grupo. Entrei no gn² com duas ideias principais, saber mais sobre empreendedorismo e ter mais experiencia sobre essa área. E outro grande objetivo é ajudar os outros, fazer a mudança quase que um sentimento filantrópico. Ajudar outras pessoas a prosperar, ajudar as pessoas a atingir o sucesso.

15/05/17