Apresentamos o Capítulo de Estudantes

Para quem não conhece o Capítulo UFRJ, aqui vai uma dica: eles estão por trás de inúmeras palestras, mini-cursos e eventos que acontecem dentro do campus, voltados para a divulgação do conhecimento sobre a Engenharia do Petróleo. Essa semana, o Capítulo está organizando a XI SPEtro, Semana Acadêmica de Petróleo e Gás, com o tema "Reinvenção da Indústria em tempos de crise".

O Capítulo de estudantes é vinculado a SPE, Society of Petroleum Engineers, de quem recebem uma pequena verba e para quem, ao final do ano, devem mandar um relatório de todas as atividades que foram conduzidas, como palestras na faculdade, mas também trabalhos sociais. “A nossa missão é ser um intermediário entre empresa, comunidade e faculdade”, explica Bruna Lobo, integrante do Capítulo UFRJ.

O Capítulo de Estudantes SPE/UFRJ é formado em sua maioria por alunos de engenharia do petróleo, mas para participar, não existe processo seletivo. O que existe é apenas uma eleição para eleger a diretoria, em que qualquer membro filiado ao SPE UFRJ pode se candidatar e votar. Para isso basta mandar uma carta explicando porque gostaria de se candidatar.

Toda universidade que tem engenharia de petróleo pode ter o seu capítulo, contanto que tenha um professor responsável para supervisionar algumas atividades específicas e fazer contato com pessoas que o grupo precisa, “ a gente tem bastante sorte de ter um professor como o Paulo Couto”, afirma Bruna se referindo ao professor da Poli responsável pelo SPE UFRJ.

Este ano, o Capítulo da Poli, que conta atualmente com 236 membros ativos, recebeu o prêmio Outstanding Student Chapter, que os consagrou como um dos melhores Capítulos Estudantis do mundo.

E para continuar com o bom trabalho, o Capítulo de Estudantes está organizando mais uma vez a XI Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ, a maior Semana Acadêmica do setor no país. Nela, com patrocínio da Shell, inscrições gratuitas pela primeira vez e a venda de um pacote exclusivo contendo um pequeno frasco de Petróleo da Bacia de Campos, contarão com a presença do atual Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Jorge Camargo, e de outros 800 participantes, estima-se.

A programação será extremamente diversificada: ocorrerão Mesas-Redondas com Headhunters da indústria, minicursos específicos como “Comunicação de Alto Impacto” e básicos como “Excel Aplicado à Engenharia”, além de palestras que vão de “Perspectivas para Energia Alternativa” à “Empreendedorismo e Sustentabilidade”, passando por “Economia da Energia” e “Desmistificação de Investimentos”. Com o tema “A Reinvenção da Indústria em Tempos de Crise”, o evento tratará principalmente dos aspectos que influenciaram o cenário atual da indústria do petróleo e da análise das possibilidades do futuro da área a partir das decisões tomadas hoje.

O evento surgiu em 2005, um ano após o então recém-criado curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem conquistando, cada vez mais, um público ligado a diferentes áreas de conhecimento, tornando-se referência no Brasil. No evento são realizados concursos de artigos, visitas técnicas, minicursos e palestras apresentadas pelos maiores nomes do setor.

Em 2016, chega em sua 11ª edição, em um formato mais moderno e cheio de novidades, mas, é claro, sem deixar de lado sua essência e história, que pode ser provada através de dados impressionantes: ao longo dessa década, contou-se com a presença de grandes personalidades do setor como João Carlos de Luca, Graça Foster e Magda Chambriard, e patrocínio de diversas empresas da área, como Shell, Petrobras, Halliburton, Statoil e Weatherford, sendo realizados mais de 200 minicursos e 300 palestras, com mais de 5000 participantes. A programação na íntegra pode ser obtida através do site  e atualizações constantes ocorrem na página do Facebook.

Diretoria 2016 do Capítulo:

Presidente: Alba Granja Saavedra
Vice- Presidente: Rafael Jupy