Semana da Consciência Negra

A partir de amanhã, a Escola Politécnica vai receber a " Semana da Consciência Negra - Endina Alves Marques", que recebe o nome da primeira engenheira negra brasileira. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng) e do Diretório Acadêmico da Escola de Química (DAEQ). Dos dias 21 a 25 de novembro, vão acontecer palestras com diversos convidados, entre eles Marielle Franco, Comissão de Direitos Humanos da Alerj e Luciene Lacerda, Psicóloga pela UFRJ e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, entre outros.

O dia 20 de Novembro celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Essa data foi escolhida por ser a data do assassinato do último Zumbi do Quilombo de Palmares, ícone na luta antiescravagista no nosso país. Zumbi dos Palmares liderou este Quilombo em Alagoas, considerado o maior centro da resistência à ordem escravocrata, resistindo 60 anos e chegando a abrigar 20 mil pessoas. Entendendo a importância de criar espaços que discutam as questões raciais dentro da Universidade, será promovida essa semana de palestras na Escola Politénica da UFRJ.

Confira abaixo a programação completa.

SEGUNDA, 21/11
12h Abertura com Apresentação Cultural – Hall do Bloco A
- Waldinea Nascimento, ATTUFRJ
- Marli, SINTUFRJ
- Josete Lima, Decania do CT
- Nelson Narciso Filho, Engenheiro
- Rhaysa, Grupo de Trabalho Elas Existem - Mulheres Encarceradas e Coletivo Negro Patrice Lumumba
- Cheila Mothé, Professora da EQ/UFRJ
- Thaís Oliveira, Presidenta do CAEng
- Cristian Britto, Dir Geral de Ensino do DAEQ

15h Pocket Show Across The Universe BR – Hall Bloco H [a confirmar]

TERÇA, 22/11
12h Saúde Mental das Pessoas Negras – Sala E212
- Gil Sant’anna, Fundador da Ambamind: uma Escola de Empoderamento Humano
- Luciene Lacerda, Psicóloga pela UFRJ e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra
- Pedro Vidal, Enfermeiro pela UFRJ
- Alexandre Tomé, Historiador

15h Cine-Debate: Favela Gay – Sala E212

QUARTA, 23/11:
12h Inserção da população negra na sociedade e a perpetuação do racismo – Sala E212
- Magali Cardoso de Araujo, Professora, bacharel em direito com especialização em Gestão Escolar e Raças e Etnias.
- Elaine Marcelina, mestre em História e Escritora
- Dandara Rodrigues, Geóloga pela UFRJ e do movimento Perifa Zumbi

15h Tarde Cultural – Hall do bloco A
- Poesia