Mercado de trabalho na sala de aula

Aconteceu essa semana, na sala D-214, uma palestra sobre Sustentabilidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com a presença da Arquiteta Mariana Malufe e do Engenheiro Civil José Carlos Sampaio. A palestra aconteceu durante a aula da disciplina de Edificações, sob responsabilidade do professor Luis Otavio Cocito, do Curso de Engenharia Civil. O professor que ministra a aula em parceira com o engenheiro Marcelino Carvalho, desde o primeiro semestre deste ano, busca trazer o conhecimento prático para dentro da sala de aula e afirma que “as aulas ganharam nova dinâmica e maior interesse dos alunos” desde que este projeto começo.

A primeira a falar foi Mariana, quem apresentou a palestra “Sustentabilidade na Prática”. Especializada na área, a arquiteta e urbanista começou a sua fala explicando sobre como estamos deixando “um impacto muito grande do que esta sendo construído, o impacto da construção civil” e completou afirmando que “é sim possível construir com um impacto menor no meio ambiente”. Para Mariana é necessário saber otimizar o uso dos recursos, como água, uso do solo, resíduos, e colocar isso como uma das prioridades na construção civil.

Em relação ao alto custo, uma ideia que muitos ainda têm quando o assunto é sustentabilidade, ela afirma que é necessário desenvolver a ideia de construção sustentável, para entender que não é necessário aumentar os custos de uma obra. Para Mariana é apenas uma questão de saber balancear a questão prática e os recursos disponíveis.

O segundo palestrante a falar foi José Sampaio, que começou sua apresentação com uma mensagem de otimismo para os alunos. O engenheiro falou que é preciso ter confiança no país e ter domínio da sua área de atuação, que dessa forma os alunos não precisam se preocupar tanto com o mercado de trabalho.

Sampaio atualmente é dono de sua própria empresa e trabalha com Sistema de Gestão Integrada, o que afirma ser uma boa área de atuação para engenheiros que ainda é pouco explorada. Em sua apresentação, o engenheiro falou dos benefícios de uma boa gestão integrada, e explicou como um bom mapeamento de processo, seja na parte de gestão de pessoas ou das operações pode representar grandes melhorias em uma obra.

11/11/16