Alunos da Escola Politécnica da UFRJ se tornam os primeiros brasileiros a ganhar competição internacional de petróleo

O PetroTeam UFRJ, acaba de voltar ao Brasil trazendo um título inédito para uma universidade da América do Sul. Na mês passado, a equipe foi a Dubai competir no PetroBowl Internacional, a competição mais bem conceituada internacionalmente na indústria do petróleo. A equipe da Politécnica da UFRJ competiu com mais 36 universidades do mundo todo e ficou em primeiro lugar na competição, ganhando um prêmio de 10 mil dólares.

A competição que ocorreu no dia 26 de setembro, é organizada pela Society Of Petroleum Engineers, uma das maiores organizações da Indústria do Petróleo no mundo. O PetroBowl consiste em sessões de perguntas e respostas em inglês que focam em impulsionar a difusão de conhecimento relativo à indústria petrolífera. Nesta última edição, algumas das universidades finalistas foram University of texas (EUA), IFP (França), UNAM (México), University of Colorado (EUA), University of Louisiana (EUA) e a nossa Universidade Federal do Rio de Janeiro, campeã da edição 2016.

O time da Escola Politécnica já era o atual campeão da América Latina, título que a equipe conquistou em junho quando foi à Buenos Aires competir com universidades da América do Sul e do Caribe. O primeiro lugar nesta etapa também nunca havia sido conquistado por uma universidade brasileira antes.

A preparação para o desafio foi longa, uma vez que o conteúdo que pode ser alvo de uma pergunta no PetroBowl é bastante extenso e pode variar entre curiosidades sobre eventos atuais e detalhes sobre a produção de petróleo de uma determinada companhia. A equipe, para conquistar o primeiro lugar no pódio, se preparou por meses, realizando treinamentos três vezes por semana e redigiram por conta própria mais de oito mil perguntas possíveis de aparecer na competição. Além da teoria, outra etapa de preparação foi a emocional, para equipe, um dos maiores desafios.

“O controle emocional é fundamental no PetroBowl. Fomos testados em todos os jogos neste sentido, especialmente contra a UNAM (Quartas-de-Final) e a Colorado School of Mines (Semi-Final). Conseguimos administrar muito bem as emoções: houve momentos em que estávamos perdendo por mais de 30 pontos e ainda assim mantivemos a calma e confiamos em nossa capacidade, estudo e preparação”

Divididos em seções, cada aluno ficou responsável por uma área de estudo, como geologia e perfilagem, história e indústria do petróleo. Estudando conteúdos bastante específicos, que são deixados de fora do currículo por muitas outras universidades, os alunos estavam confiantes para final. Após meses de grande esforço, este resultado inédito foi conquistado pela equipe que trouxe mais uma vitória para a Escola Politécnica da UFRJ. A conquista do PetroBowl coloca o curso de Engenharia do Petróleo da Poli UFRJ entre um dos melhores do mundo.

Quanto ao futuro o PetroTeam afirma que vai continuar firme no treinamento e que a equipe não vai perder o ânimo agora que já conquistaram o maior prêmio. “No futuro próximo, faremos a seletiva para o novo time de 2017, visto que três integrantes do time encerraram suas jornadas após o mundial em Dubai. Quanto à preparação, ela é ininterrupta e diária, nossa olhos já estão voltados para o Regional e o Mundial de 2017”.

Sobre o PetroTeam UFRJ

Integrantes: