Gentileza gera gentileza: engenheiro formado na Poli financia bolsa de intercâmbio estudantil

Raphael Sodero, à direita e Henrique Duarte, à esquerda

Tudo começou com o ex-aluno da Escola Politécnica Daniel Spilberg, em 2011, quando já formado, decidiu financiar uma bolsa de intercâmbio para um aluno de engenharia de produção da UFRJ. O processo seletivo foi realizado com aqueles já aprovados no intercâmbio da Rede Magalhães e o contemplado com a oportunidade foi Raphael Sodero, na época aluno da Escola Politécnica. Agora, já formado, Raphael voltou a Poli para também oferecer uma bolsa intercâmbio para um estudante de engenharia, nos mesmos moldes da que recebeu anos atrás.

A vontade de retribuir a oportunidade que lhe foi oferecida foi o que motivou Raphael a buscar a Escola Politécnica para dar inicio ao programa de intercâmbio. Em parceria com a Direção Adjunta de Relações Internacionais (DARI) e a associação de ex-alunos da Escola Politécnica (A3P), Raphael pôde formalizar o edital do processo seletivo e conceder a um aluno da Poli a chance de estudar fora do país.

Quando ganhou a bolsa, Raphael já afirmava que a sua intenção era retribuir. “Não será um curso gratuito. Daqui a algum tempo eu serei o patrocinador de outro aluno”, disse o então estudante da Poli que estava prestes a embarcar em uma nova etapa de sua vida. Cinco anos depois, o Engenheiro esta cumprindo a promessa.

A escolha foi feita, mais uma vez, por meio dos critérios do edital da Rede Magalhães junto com uma carta de motivação. Uma das exigências de Raphael para concessão da bolsa neste edital foi que houvesse, por parte dos alunos inscritos, a apresentação de uma proposta para um projeto social, que buscasse impactar o futuro. Além deste critério, outros dois pilares foram estabelecidos: competência e dedicação, o que seria avaliado através do histórico do aluno; e liderança, onde foram analisadas situações em que os alunos se destacaram como líderes ou ambições futuras ligadas a isso.

O aluno selecionado desta vez foi Henrique Duarte, concidentemente, também de engenharia de produção, que neste mês já viajou para Portugal onde realizará seus estudos, na Universidade do Porto. A cerimônia de entrega da bolsa que foi nomeada Bolsa A3P de intercâmbio acadêmico, aconteceu no dia 26 de agosto e contou com a presença ds integrantes da DARI Rogério Santos do Nascimento, Mariana Gomberg das Virgens , Anna Carla Araujo; a coordenadora da Rede Magalhães Elaine Garrido; o diretor da A3P Heloi Moreira; Lino Guimarães, coordenador do curso de Engenharia de Produção, além de Raphael, Henrique e seu pai.

Você pode conferir a cerimônia na íntegra clicando no link.

27/09/16