Politécnica da UFRJ lamenta informar o falecimento da professora Aida Espínola

Faleceu na madrugada desta quarta, 29 de julho, aos 95 anos de idade, no hospital Silvestre do Rio de Janeiro, a engenheira química e professora e pesquisadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Aida Espínola.

Sua trajetória foi marcada pelos estudos. Concluiu o ginásio com apenas 15 anos de idade. Formada em Química Industrial, com apenas 21 anos, pela Escola Nacional de Química, atual Escola de Química da UFRJ em 1941, e, em 1954 em Engenharia Química também pela UFRJ.

Apesar de se tratar de um ambiente onde a predominância masculina era evidente, Aida não se sentiu intimidada e arrecadou grandes conquistas profissionais em sua carreira. Entre elas, o convite feito pela NASA ao laboratório criado por ela para analisar as amostras de rochas recolhidas na lua por Neil Armstrong na expedição Apollo 11, em julho de 1969, e a contribuição para a construção do ônibus verde, movido a hidrogênio, que circula hoje na UFRJ.

Autora de mais de 150 artigos e de oito livros (seis de própria autoria e duas traduções), dentre eles estão “Fritz Feigl – Atualidade de seu legado científico”, “Ouro Negro - Petróleo no Brasil” e “Química Analítica – Tendência à Microescala e à Análise em Pequenos Domínios”.

Seus estudos sempre foram direcionados para a pesquisa química, desenvolvendo-se nas etapas: Mestrado (M.Sc.), em Química Analítica, na University of Minnesota, Minneapolis, USA (1958), com o Orientador Ernest B. Sandell, Diretor Izaak Maurits Kolthoff. ; - Doutorado (Ph.D.), com "major" em Química, "minor" Geoquímica, na Pennsylvania State University, State College, USA (1974), com o Orientador Joseph Jordan e  Pós-Doutorado em Engenharia Eletroquímica, Eletrocatálise e Elipsometria, na Universidad de La Plata, Argentina.

Foi também uma das fundadoras do Instituto de Química da UFRJ, em 1959, pioneiro na pós-graduação brasileira.

Aida será sepultada hoje à tarde, no cemitério de Ilha de Guaratiba, junto à sua única irmã.

Foto: Daryan Dornelles

29/07/15
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)