Site UFRJ

 

Untitled Document

Notícias
 

Aluno do Curso Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ conquista prêmio Iniciativa Jovem Shell

O estudante de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucas Chiabi, conquistou o 1º lugar entre as 8 (oito) melhores ideias no programa Iniciativa Jovem da Shell, que ocorreu no último dia 09 de julho, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Lucas criou a empresa Ciclo Orgânico -, responsável pela compostagem descentralizada, que oferece o serviço de coleta domiciliar de bicicleta para pessoas que se preocupam com o destino do seu lixo, e tem como intuito fechar o ciclo da matéria orgânica, atuando no seu elo mais fraco, que é o de transformar o resíduo orgânico em adubo, reduzindo a geração de lixo e contribuindo para a produção de alimentos saudáveis.

Mais de 800 pessoas se inscreveram no programa e na fase final restaram 42 empreendimentos. Lucas recebeu como premiação R$ 8 mil. “Estou feliz da vida, ainda é difícil de acreditar, mas me sinto confiante de que a ideia é boa e tem tudo para dar certo”, disse Lucas, com a humildade dos que realmente fazem a diferença nesse mundo.

Sobre sua escolha, ele informa que sempre teve uma ‘enorme paixão’ pela compostagem e acredita que, através dela, será possível transformar a atual gestão de resíduos sólidos da nossa cidade e, enfim, mudar a visão  da forma que a população ‘enxerga’  o lixo.

Chiabi é muito grato à UFRJ por toda ajuda, especificamente, ao Projeto de Extensão Muda que tem como missão desenvolver a agroecologia e a permacultura em todas as suas dimensões.

- Gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos a professora Heloisa Teixeira Firmo - Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica - , que é quem coordena o MUDA e a todos os demais envolvidos no projeto, pois sem eles nada disso seria possível! Finaliza o estudante.

A Iniciativa Jovem Shell é um Laboratório de Startups, que visa transformar ideias em um empreendimento de sucesso. Ou seja, tem o objetivo de ajudar empreendedores a se desenvolverem e transformarem o mundo com conceitos inovadores e soluções criativas.

Aluno da Escola Politécnica vence prêmio Shell com ‘Ciclo Orgânico”

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

16/07/15
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas (estagiárias): Camila Dias, Clara Mayrink e Vanessa Rodrigues
Telefones:(21) 3938-7301 e (21) 99618-5738
policequal@uol.com.brredacao@poli.ufrj.br

 
 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli