O desenvolvimento do mercado de petróleo do Brasil é remontado em livro

Em um momento de aquecimento do mercado brasileiro de petróleo e gás, a Editora Interciência lança a publicação Ouro Negro – Petróleo no Brasil. De Lobato DNPM-163 a Tupi RJS-646, de Dr. Aïda Espinola. Este livro mostra a importância do petróleo na vida moderna e a aplicação de seus derivados no dia a dia das pessoas. A obra apresenta o universo da indústria petrolífera, que abrange a origem do produto, os mecanismos para localizá-lo, o cálculo das reservas, o processamento da sua exploração, o seu transporte e sua refinação.

Como usualmente, Dr. Aïda Espinola vai a fundo passando desde as origens do petróleo até a descoberta, a localização e a regulamentação da exploração do petróleo no mundo e no Brasil. Apresenta na íntegra os relatórios de Walter Link, quando aconselhou o direcionamento da busca do petróleo para o mar. E também descreve todo o processo de formação do Pré-sal brasileiro.A autora resgata ainda os primórdios da história que remonta os tempos bíblicos há quatro mil anos antes de Cristo, quando estudos arqueológicos comprovam a participação do petróleo, do asfalto e do betume na vida humana.

A obra discorre sobre a transformação da palavra petróleo, que recebeu diferentes denominações, tais como alcatrão, asfalto, betume, lama, nafta, nafta da Pérsia, óleo de São Quirino. Explora ainda a substituição do querosene por produtos de sua destilação, otimizando a sua utilização em itens como iluminação.

A autora fundamenta a sua obra em contribuições à pesquisa realizadas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral/Ministério da Agricultura, que mais tarde passou a se chamar Ministério das Minas e Energia, antecedendo a criação da Petrobras.

A formação do mercado brasileiro de petróleo com a criação do Petróleo Brasileiro S.A., Petrobras, em 1954, é citada no livro, que demonstra o estabelecimento da pesquisa, lavra, refino e transporte de petróleo e derivados como atribuições estatais.

A autora registra no livro uma listagem de publicações do DNPM, obtidas no acervo da Biblioteca da CPRM/DNPM, Ministério das Minas e Energia, que são específicas da pesquisa de petróleo no Brasil. Muito importante, neste trabalho associado, foi a localização, no Brasil, de minérios de tântalo e de nióbio, sendo o nióbio essencial para partes do motor de aviões a jato, que datam deste período.

Sobre a autora
A Engenheira Química Dr. Aïda Espinola também é Mestre em Química Analítica pela University of Minnesota, Ph.D. em Química e Geoquímica na Pennsylvania State University - PSU, além de ter recebido inúmeras homenagens e condecorações, medalhas, placas e títulos honoríficos. Ao iniciar sua carreira técnico-científica no Laboratório da Produção Mineral, do Departamento Nacional da Produção Mineral, conquistou o 1º lugar no concurso público do DASP. Lá implantou o “Laboratório de Análises Químicas de Rochas” e assumiu, oficialmente, sua chefia. Logo depois, o laboratório foi renomeado “Laboratório de Geoquímica” e por vários anos foi, no Brasil, o único a realizar análises químicas completas de rochas e de silicatos em geral, bem como identificações de minerais e rochas.

11/10/13
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas-estagiários: Akinyemi Neves e Carolline Carvalho