Livro “Ouro Negro”, sobre a história do petróleo no Brasil, estará à venda na Bienal do Livro

O livro “Ouro Negro”, da professora aposentada de Engenharia Química da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aïda Espinola, é destaque na XVI Bienal do Livro do Rio, no stand O-16 da Editora Interciência, localizado no Pavilhão 4 (verde). A Bienal vai até o dia 11 de setembro.

Aïda Espinola descreve a história do petróleo no Brasil, desde a localização em 1939 do primeiro poço em terra, denominado Lobato, na Bahia, até a descoberta da camada pré-sal. Grande destaque é dado à contribuição de várias universidades incluindo a COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Foi um trabalho extenso e detalhado. Dei um enfoque próprio, contando várias passagens significativas e originais das quais participei, o que não é possível encontrar em outros livros sobre petróleo -, explica Aida.

Foto: Carlos Ribeiro

02/09/13
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicação da Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)