Nota de falecimento - Oscar de Oliveira

Com pesar, a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa o falecimento do Professor Oscar de Oliveira, ocorrido no dia 14 de março de 2013.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de Arthur e Lydia, Oscar de Oliveira nasceu no dia 25 de janeiro de 1915 e era casado com Eugênia Barbosa da Silva de Oliveira. Juntos, tiveram 9 (nove) filhos, entre eles Cristiana Oliveira, atriz da Rede Globo. Durante a adolescência estudou no Colégio Rezende. Formou-se em Engenharia Civil e em Engenharia Industrial (Modalidade Mecânico) na antiga Universidade do Brasil - atualmente UFRJ. Era PhD em Ciências Físicas e Naturais e foi Executivo do Programa de Desenvolvimento da Universidade de Houston, no Texas, Estados Unidos.

Foi Presidente da Companhia Vale do Rio Doce, da Siderurgia Vatu S/A, da Companhia de Ferro e Aço de Vitória, da União de Escoteiros do Brasil, do Centro de Bibliotecnia - IPES e da Comissão Examinadora do Concurso para professor titular de Metalurgia da UFRJ. Além disso, fundou e comandou duas empresas: Itabira International Incorporation, na Bahamas, e SEAMAR - Companhia de Navegação, na Libéria.

Na Escola Nacional de Engenharia da UFRJ, antigo nome da Escola Politécnica, exerceu diversos cargos e funções. Entre eles, foi chefe do Departamento de Ciências Naturais, entre 1955 e 1965. Em 1964, foi escolhido em lista tríplice pela Congregação e nomeado pelo Presidente da República como Diretor da Escola de Engenharia, porém se licenciou em 1965, por ter sido nomeado presidente da Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale. Em 1978, assumiu o cargo de Diretor Adjunto e também de Diretor Presidente do Escritório Técnico e, quatro anos mais tarde, se tornou Chefe do Departamento de Tecnologia Mecânica. Faleceu como Professor Titular da UFRJ, com regime integral e dedicação exclusiva, mas já estava aposentado.

Além disso, participou de diversas conferências, simpósios, seminários, reuniões e cursos na qualidade de delegado, coordenador e organizador. Era também filiado a muitos clubes, associações e ordens de engenharia. Realizou mais de 90 viagens de estudos ou negócios e conheceu mais de 30 países diferentes, em todos os continentes.

21/03/13
Cequal Assessoria de Imprensa e Comunicaçãoda Escola Politécnica da UFRJ
Jornalista Responsável: Monica Coronel (FENAJ -16423/63/68)
Jornalistas-estagiários:Darlan de Azevedo, Guilherme Melo e Ivete Silva