XII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas está com inscrições abertas

Publicado em: 01/06/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Em formato virtual, o evento contará com palestrantes de Portugal, Itália, Chile e Alemanha e já tem 140 trabalhos inscritos

A Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) estão com as inscrições abertas para o XII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que será realizado de 7 a 11 de junho. O evento é destinado a profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia Civil, que buscam inovar, discutir e atualizar seus conhecimentos na área. Em razão da pandemia da Covid-19, a edição deste ano será realizada em formato virtual.

As palestras, de especialistas brasileiros e estrangeiros, focam em temas de grande interesse para a comunidade técnica nacional como projeto, manutenção e recuperação de pontes e o desenvolvimento da normalização técnica para o projeto estrutural.

Entre os convidados estão o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da USP, André Teófilo Beck; o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Antonio Adão da Fonseca; o engenheiro da Manutenção da Ponte Rio-Niterói há mais de 40 anos, Carlos Henrique Siqueira; o professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-IPP), Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro; o professor de Projeto Estrutural na Universidade Università Iuav di Venezia, Mário de Miranda; o professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, José Campos e Matos; e o engenheiro e especialista nas áreas das Infraestruturas, Geotecnia, Reabilitação e Obras Marítimas; João Pedro Carrilho Calado Antunes Lopes.

Segundo o presidente da ABPE e também professor da Escola Politécnica da UFRJ (Politécnica-UFRJ), Sérgio Hampshire, o Congresso já se consolidou como um importante evento nacional na área de Estruturas e a expectativa para esta edição é de manter o sucesso das edições anteriores. “Já temos um recorde de 140 trabalhos aprovados para apresentação, muitos vindos do exterior. Devemos destacar o grande número de trabalhos a serem apresentados por alunos e professores da Escola Politécnica, como fruto de seus projetos de graduação e dissertações de mestrado do Programa de Projeto de Estruturas”, lembra o professor, que chega a sua quarta organização o evento.

A programação completa pode ser conferida em https://www.cbpe2021.com.br/site/programacao/