UFRJ sedia primeira edição do E-Fest na América Latina

Publicado em: 16/07/2018 Escola Politécnica da UFRJ

A Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e a Coppe/UFRJ promovem, de 27 a 29 de julho, o E-Fest South America (Festival de Engenharia na América do Sul). Aberto a alunos de todas as engenharias, o evento oferece uma vasta programação com palestras, feira de estágio, minicursos, visitas a laboratórios e competições com prêmios em dinheiro e auxílio viagem. Realizado pela primeira vez na América do Sul, o E-Fest tem como objetivo criar um ambiente de inovação, conhecimento e competição para os estudantes e fomentar a troca de experiência com profissionais da área.

O evento está sendo organizado no Brasil por alunos de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ, sob a coordenação dos professores Daniel Castello, Fernando Castro Pinto e Thiago Ritto, da Coppe e da Poli. Esta é a sexta edição do evento da American Society of Mechanical Engineers (ASME), já realizado três vezes nos EUA e duas na Índia.Competições, visitas a laboratórios e mini-cursos. O evento terá início na sexta-feira, 27 de julho, às 10h30, no Auditório Horta Barbosa. Às 13h30, em paralelo à realização de minicursos, terá início um tour por alguns laboratórios da Coppe situados no campus, como o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), o Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) e o Laboratório de Máquinas Elétricas (LabMaq), e o Centro de
Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras.

Também serão realizadas competições de habilidades técnicas: a HPVC (Human Powered Vehicle Challenge), uma prova em que os alunos devem projetar, fabricar e competir com veículos movidos a força humana; a OG (Old Guard), que consiste em um teste de apresentações em inglês sobre aspectostécnicos, ambientais ou econômicos de engenharia; e o Mecaton, que se trata de um desafio relâmpago, em que uma empresa real apresenta um problema de engenharia e os estudantes precisam apresentar uma solução em poucas horas.

As premiações variam de U$ 100 a U$ 750, com auxílio viagem para os Estados Unidos aos vencedores da OG. As palestras, minicursos e treinamentos programados abordam assuntos relacionados à Revolução Digital na Indústria 4.0; Inovação de Engenharia; utilidade real do Blockchain e o futuro da internet; Bitcoin – a tecnologia que deu vida à moeda; Impressão e Modelagem 3D; Design Thinking; e Padrões ASME. Também serão oferecidas feiras de estágios, uma oportunidade para os participantes terem contato direto com empresas de diferentes segmentos para conhecerem suas respectivas atividades, programas de estágio e planos de carreira.O E-Fest tem apoio da Coppe, da Poli/UFRJ, do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Firjan, Petrobras e Tenaris.

A ASME foi criada em 1880 como sociedade americana de engenheiros mecânicos. Conta com mais de 140 mil membros e está presente em mais de 150 países. É uma organização sem fins lucrativos que permite a colaboração, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de habilidades em todas as disciplinas de engenharia. Os códigos e normas da ASME, publicações, conferências, educação continuada e programas de desenvolvimento profissional fornecem uma base para o avanço do conhecimento técnico e um mundo mais seguro.

Quem estiver interessado em conhecer a programação completa e participar do evento, deve acessar o site para fazer a inscrição: https://efestsouthamerica.asme.org/. A inscrição custa R$ 80,00 e inclui almoço.

Serviço:

E-fest South America 2018

Dias: 27, 28 e 29 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: das 8h às 17h.
Local: Centro Tecnológico da UFRJ – Cidade Universitária – Rio de Janeiro