Recital com canções de Antônio Carlos Gomes à época do Segundo Império celebra os 230 da Escola Politécnica

Publicado em: 20/12/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Para celebrar os 230 anos da Escola Politécnica, a Escola de Música da UFRJ, através do projeto Ópera na UFRJ, apresentou no dia 16 de dezembro, o recital “Eternamente”, do diretor musical e roteirista Lenine Santos. A obra trouxe ao público parte da coleção de canções do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836-1896), escritas no período do Segundo Império no Brasil, e que trazem a crônica de costumes da época.

Cantadas em português, italiano e francês, as canções são uma parte rica e importante da produção deste que é o maior compositor de óperas das Américas. O projeto tem apoio do Programa de Apoio às Artes (Proart) do Fórum de Ciência e Cultura (FCC).

Com Lenine Santos e Andrea Adour na concepção, e Silas Barbosa no piano, “Eternamente” tem no elenco os tenores Rodrigo Barcelos e João Campelo, a mezzo-soprano Kássia Lima, o barítono Paulo Maria, e a soprano Carolina Morel.