Projetos de pesquisa da Politécnica-UFRJ são finalistas em Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022

Publicado em: 20/12/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Projetos de pesquisa da Escola Politécnica da UFRJ foram finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022, em categorias relacionadas a “Projetos desenvolvidos por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera”. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 7 de dezembro, no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio.

Entre os vencedores, o projeto intitulado “SOLID² – Sistema de Observação, Localização e Identificação de Danos em Dutos” – coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Helcio Orlande e Marcelo Colaço, que consiste em um sistema para detectação e localização de problemas em dutos de transporte de óleo e gás, utilizando medições operacionais disponíveis apenas para as extremidades de entrada e saída dos dutos. O produto já foi validado experimentalmente e encontra-se em aplicação.

Entre os finalistas, um projeto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e outro do Programa de Engenharia Ambiental da Politécnica e da Escola de Química da UFRJ (PEA/UFRJ). O primeiro, com o título “DETEPIG” – coordenado pelos professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, consiste em uma ferramenta de inspeção de baixo custo para detecção de derivações clandestinas em linhas de transporte de derivados de petróleo com o objetivo de aumentar a frequência de monitoramento e a segurança das operações contra furtos.

Coordenado pela professora do PEA/UFRJ Ofélia de Queiroz, o projeto “Gas-to-wire flutuante com CCUS: energia com emissão de CO² quase-zero alavancada por eor em hub offshore conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”, buscou impactar positivamente o ambiente por descarbonizar o segmento E&P Offshore via eletrificação de baixo carbono das unidades flutuantes integrantes do arranjo, as FPSOs, por cabos HVAC (High Voltage Alternating Current).

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização; dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP) e personalidades que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.

Confira abaixo a lista completa dos integrantes de cada projeto:

Projeto vencedor:

  • SOLID² – Sistema de Observação, Localização e Identificação de Danos em Dutos

Integrantes: Marcelo Colaço, Helcio Orlande, Matheus de Abreu Monteiro Campos, Raphael Costa Carvalho, Elias do Carmo Dias, Iasmin Louzada Herzog, Victor de Souza Ferreira, Luiz Carlos Macedo de Oliveira Carvalho Filho, Bruno dos Reis Jaccoud, Inoussa Tougri, Mohsen Alaeian, Felipe Sant’Anna Nunes, Elton Jorge Bragança Ribeiro, Gabriel dos Santos Laurindo, Paulo Veiga da Trindade, Ítalo Márcio Madeira e André Ferreira.

Projetos finalistas:

  • DETEPIG

Integrantes: Gabriela Ribeiro Pereira, Cesar Giron Camerini, Lucas Braga, Vitor Manoel e Daniel Mendes.

  • Gas-to-wire flutuante com CCUS: energia com emissão de CO² quase-zero alavancada por eor em hub offshore conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

Integrantes: Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo, Cláudia do Rosário Vaz Morgado, Lídia Yokoyama, José Luiz de Medeiros, Matheus de Andrade Cruz, Israel Bernardo de Souza Poblete, George Victor Brigagão, Carmen Lucia Tancredo Borges, Felipe Botelho Barbosa, André Lazaro Souza, Ana Paula Santana Musse, Eduardo Kami e Ronaldo Alkmin.