Projeto do PEA/UFRJ é contemplado com recursos do edital Nossa Escolha 2021

Publicado em: 27/10/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Proposta é criar rede colaborativa para desenvolver soluções voltadas para o Meio Ambiente e melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes

Com mais de 1,1 mil votos populares, o projeto “Qualificação para sustentabilidade: Escola, Universidade e Comunidade de mãos dadas”, vinculado ao Programa de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ (PEA/UFRJ), será contemplado em cerca de R$ 300 mil oriundos de emendas parlamentares destinadas através do edital Nossa Escolha 2021 – que chegou a sua terceira edição. O edital recebeu 140 projetos, sendo selecionados para votação somente 51. Mais de 11 mil pessoas participaram da votação, que elegeu os 10 projetos aprovados, divulgados no último dia 22.

Coordenado pela professora do PEA Cristina Nassar, o projeto, que concorreu na categoria Clima e Meio Ambiente, prevê a criação de uma rede colaborativa no Rio de Janeiro conectando universidade, escolas municipais e comunidade, através de cursos voltados para o meio ambiente e oficinas tecnológicas para solução de questões ambientais, voltadas para a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes.

Prof.ª Cristina Nassar

Ela explicou em sua proposta que nas próximas décadas são esperados inúmeros problemas gerados pelas mudanças climáticas, sendo vital que se desenvolva, na cidade do Rio de Janeiro, estratégias de adaptação à nova realidade, visando prioritariamente, as populações mais vulneráveis.

“A rede colaborativa irá capacitar alunos e professores do ensino básico em questões voltadas para educação ambiental, ecologia, ar, energia e resíduos sólidos. Os cursos teóricos e práticos terão o conteúdo programático desenvolvido por professores do PEA e por alunos de cursos de graduação da UFRJ. O aprendizado será desenvolvido por meio de metodologias lúdicas de ensino com vídeos e jogos aumentando a visibilidade e interesse dos alunos pelos temas. Uma vez estabelecida a metodologia, será possível replicar as ações em um grande número de escolas. Já as oficinas de capacitação tecnológica focarão em soluções sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente nas comunidades”, detalhou.

O início do projeto está previsto para 2022 e envolverá outros professores do PEA, entre eles, Ofélia de Queiroz, Lídia Yokoyama, Ana Lucia Nazareth, Maria Antonieta, Elen Pacheco, Mônica Pertel e Marcos Barreto.

Redução e aproveitamento de resíduos sólidos

Também serão criadas, adaptadas e construídas soluções tecnológicas para questões ambientais, voltadas para a redução e aproveitamento de resíduos sólidos, amenização da temperatura interna de residências de baixa renda, bem como a utilização destas e outras tecnologias para a produção de alimento em escala local. Segundo a professora do PEA, o potencial de replicabilidade das soluções desenvolvidas nas oficinas, possibilitará que os participantes reproduzam os projetos em suas comunidades, podendo inclusive, ser esta uma forma de geração de renda e redução das desigualdades sociais.