Professores da Politécnica-UFRJ lançam livro com releitura dos algoritmos e estruturas de dados tradicionais na computação

Publicado em: 09/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Os professores da Escola Politécnica da UFRJ Flávio Mello e Edilberto Strauss lançaram recentemente o livro “Pensando em Paralelo”, uma publicação que aborda os problemas tradicionais relacionados aos algoritmos e às estruturas de dados. A obra conta também com autoria e coautoria de professores e pesquisadores da Universidade de Luxemburgo, e das universidades federais do Ceará e de Santa Maria.

“Existem fortes indicativos de setores que buscam na computação paralela a resolução de problemas até então considerados insolúveis, isto é, procuram através do paralelismo uma solução para a redução de complexidade de problemas combinatoriais. Além disso, mesmo para os problemas não combinatoriais, existe uma demanda cada vez maior de capacidade de processamento, que é reprimida pelo paradigma sequencial dos processadores convencionais”, explicou Flávio Mello, autor do livro.

Entre os 10 capítulos, o professor destaca três capítulos: o primeiro capítulo, que faz com que iniciantes possam ser preparados para compreender conceitos importantes de paralelismo computacional; o sexto, por abordar problemas muito conhecidos e estudados em disciplinas de graduação e pós graduação, porém com a abordagem de paralelismo; e o décimo, que faz uma análise sobre quanto há de espaço a ser explorado nesse paradigma de paralelismo e por mostrar como a indústria de hardware está caminhando a passos largos nessa direção.

Coautor do livro, o professor da Politécnica-UFRJ Edilberto Strauss participa da publicação apresentando o sétimo capítulo, que trata do paralelismo em problemas geométricos clássicos, algo bastante demandado pela computação gráfica e pelo processamento de imagens.

O livro será utilizado como material de apoio para as disciplinas obrigatórias e optativas da grade vigente, que tocam de algum modo esse assunto, são elas: Linguagens de Programação, Estrutura de Dados, Teoria da Computação, Teoria dos Grafos, Programação de Alto Desempenho, Programação Avançada, Programação Paralela e Otimização em Grafos.