Professores da Politécnica são os mais novos Cientistas e Jovens Cientistas do Nosso Estado

Publicado em: 20/12/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Doze professores da Escola Politécnica da UFRJ foram contemplados em editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), nos programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), com bolsas de até 36 meses. O resultado foi divulgado no dia 1º de dezembro.

A avaliação dos projetos pela Faperj levou em conta o mérito técnico e/ou científico, o potencial de inovação e viabilidade da proposta, a adequação dos métodos e do cronograma de atividades, e a qualificação do proponente em relação às atividades previstas, entre outros fatores.

Conheça os professores da Politécnica-UFRJ contemplados e seus projetos:

Programa Cientista do Nosso Estado

Prof. Assed Naked Haddad
Projeto: Otimização, análise multicritério e simulação de modelos na construção civil: uma aplicação rumo à digitalização e automação na construção, resiliência e sustentabilidade – OMCSConstrução
Número de alunos envolvidos: graduação (2) e doutorado (2).

Resumo: O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos e simulações para aprimorar a otimização de sistemas e de desenvolvimento de soluções eficientes, que permitam aumentar a resiliência e a sustentabilidade na indústria da construção, utilizando ferramentas digitais e automáticas. Ele se baseia em atividades desenvolvidas nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, especificamente em Construção Civil e Ambiente Construído. Baseia sua estrutura em conceitos e metodologias de avaliação completa de ciclo de vida e resiliência, em modelos de otimização e tomada de decisão, e em simulações digitais que permitam a automatização dos processos dentro do ambiente construído, com vistas a melhoria do desempenho de edificações e infraestrutura civil. Tem como suporte tecnologias baseadas em Building Information Modeling e suas aplicações na construção e na criação de gêmeos digitais.

Prof.ª Carmen Lucia Tancredo Borges
Projeto: Exploração da Complementariedade Energética na Integração de Geração Renovável para prover Confiabilidade ao Sistema Elétrico
Número de alunos envolvidos: doutorado (2), mestrado (6) e graduação (4)

Resumo: A matriz energética Brasileira vem passando por um processo de
diversificação, com forte integração de fontes renováveis de energia que, no
entanto, são de natureza intermitente, como é o caso da geração eólica e solar.
Visando prover mais confiabilidade ao sistema no suprimento à demanda
elétrica, esse projeto investigará formas de mitigar essa intermitência, tais
como explorar a complementariedade entre os recursos energéticos primários,
como é o caso das usinas híbridas, e o uso de sistemas de armazenamento,
tais como as usinas de bombeamento reversíveis, dentre outras alternativas.

Prof. José Luiz de Medeiros
Projeto: Engenharia de Reatores Nucleares com Modelagem Multifásica
Número de alunos envolvidos: Pós-doutorado (2), doutorado (2), mestrado (1) e graduação (1)

Resumo: O Projeto abrange as linhas de pesquisa do Proponente: [A] Modelagem e Otimização de Redes de Escoamento e Detecção de Falhas; [B] Processos de Separação, Termodinâmica Aplicada, Purificação de Gás Natural e Captura de CO2. [A] aborda modelos de escoamento compressível denso para Redes de Escoamento de fluidos supercríticos. Os objetos são dutovias de gás natural e de CO2 supercrítico em plataformas de gás natural rico em CO2 do Pré-Sal do Brasil. [B] aborda a modelagem de operações de Destilação Azeotrópica e Extrativa; Programação de Destilação-Batelada, Colunas de Absorção Química de CO2; Purificação de Gás Natural Rico em CO2 com Absorção em Líquidos Iônicos; Permeadores em Membrana; Contactores Gás-Líquido com Membranas, todos para captura de CO2 de gás natural; e Separadores Supersônicos para remover condensáveis e CO2 de gás natural.

Prof. Luis Marcelo Marques Tavares
Projeto: Modelagem e simulação da degradação e de emissões difusas durante o manuseio de matérias-primas siderúrgicas

Prof. Luiz Henrique de Almeida
Projeto: Micromecanismos de Deformação por Fluência em Aços inoxidáveis Austeníticos HP Modificados ao Nb em Função do Estado de Envelhecimento – Previsão de Vida Útil e Integridade Estrutural.

Prof. Mauricio Aredes
Projeto: Aplicações de Eletrônica de Potência em Sistemas de Energia

Prof. Miguel Campista
Projeto: S2IoT: Pesquisa e Desenvolvimento em Internet das Coisas Inteligente e Segura com Suporte de Redes Avançadas
Número de alunos envolvidos: Doutorado (4), mestrado (4) e graduação (7)

Resumo: O projeto S2IoT visa aprimorar o desempenho da Internet das Coisas
(Internet of Things – IoT) tendo como orientação principal a segurança
dos dados dos participantes e o uso e o compartilhamento de
inteligência. Os resultados avançam o estado da arte na área cibernética
com emprego de inteligência artificial e segurança da informação em IoT
com uso em diferentes cenários que vão desde a indústria e a saúde até
cidades e condução inteligentes.

Prof. Sergio Lima Netto
Projeto: Aplicações Avançadas de Processamento de Sinais, Aprendizado de Máquinas e Visão Computacional

Número de alunos envolvidos: graduação (3), mestrado (3), doutorado (5).
Resumo: Aplicações avançadas de processamento de sinais, aprendizado de máquinas e visão computacional. Dentre as aplicações aqui contempladas destacamos monitoramento de equipamentos industriais, detecção automática de focos de mosquito Aedes aegypti em vídeos adquiridos por drones e detecção por visão computacional de vazamentos de óleo usando técnicas de aprendizado profundo.

Prof. su Jian
Projeto: Engenharia de Reatores Nucleares com Modelagem Multifásica

Programa Jovem Cientista do Nosso Estado

Prof. Gustavo Rabello Dos Anjos
Projeto: Simulação de Escoamentos Multifásicos com Transferência de Calor e Massa em Malhas com Fronteiras Móveis
Número de alunos envolvidos: Doutorado (1), mestrado (1) e graduação (3).

Resumo: Escoamentos de fluidos com duas ou mais fases separadas por interface deformável são encontrados abundante na natureza e em diversos processos industriais, como em linhas de produção de óleo e gás e em tecnologias miniaturizadas de arrefecimento de componentes eletrônicos. Este projeto pretende continuar o desenvolvimento de um simulador numérico moderno usando técnicas avançadas de modelagem computacional para previsão de parâmetros físicos importantes nestes complexos escoamentos e, consequentemente, propor soluções mais eficientes e de menor custo para a indústria. Este projeto será realizado no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM/PEM) e contará com a colaboração de outros laboratórios nacionais e internacionais.

Prof. Leonardo Sales
Projeto: Desenvolvimento ligas austeníticas avançadas por meio do controle da composição e processamento para aplicações nos setores de geração de energia
Número de alunos envolvidos: Doutorado (2), mestrado (2) e graduação (8).

Resumo: Otimização das ligas austeníticas usadas nos setores de geração de energia, tanto por meio do controle da composição, quanto por meio do processamento termomecânico para indução de microestrutura otimizada e, consequentemente, melhoria das propriedades mecânicas dos componentes fabricados com estes materiais. Essas ligas especiais, como os aços inoxidáveis e superligas de níquel são amplamente utilizadas em setores críticos para a geração de energia como nuclear, termoelétrico e óleo e gás.

Prof. Rodrigo Carvalho
Projeto: Simulação Avançada do Manuseio de Granéis
Número de alunos envolvidos: Mestrado (2) e graduação (2).

Resumo: O projeto trata da simulação avançada de operações de manuseio de granulares usando o método dos elementos discretos. O tema representa a continuidade do projeto de pesquisa anterior financiado pela Faperj, do qual foi possível obter grandes avanços em processos envolvendo diferentes materiais granulares da indústria minero-metalúrgica, como o desenvolvimento de novos equipamentos de testes, metodologias de calibração de parâmetros e modelos capazes de prever a degradação durante o manuseio.


A simulação avançada do manuseio de materiais granulares envolve a simulação realista do movimento do fluxo granular com o método dos elementos discretos acoplada a um conjunto de submodelos que permitem avaliar transformações envolvendo as partículas presentes no fluxo, tais como quebra e abrasão. A metodologia relacionada ao termo simulação avançada teve origem pelo proponente na ocasião de suas pesquisas realizadas no LTM/COPPE/UFRJ. Desta forma é possível prever não só a escoabilidade do fluxo granular bem como prever a geração de material fino (particulado).