Professor e egresso da Politécnica-UFRJ conquistam Prêmio Vale 2022 com artigo sobre eficiência energética na produção de pelotas de minério de ferro

Publicado em: 28/06/2022 Escola Politécnica da UFRJ

O professor da Escola Politécnica da UFRJ Luís Marcelo Tavares e o egresso Túlio Moreira Campos foram contemplados com o Prêmio Vale 2022 de Reconhecimento Técnico da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) por artigo que demonstra oportunidade de aumento de eficiência energética na prensagem de pellet feed previamente à produção de pelotas de minério de ferro. A solenidade de premiação aconteceu no dia 7 de junho, durante o ABM Week 2022, em São Paulo.

Na foto, o professor da Politécnica-UFRJ Luís Marcelo recebendo o Prêmio Vale 2022

Fruto do convênio de cooperação técnico-científica entre a UFRJ e a Vale, o artigo “Comparação de cenários industriais de prensagem de pellet feed via simulação”, de coautoria do engenheiro da mineradora Gilvandro Bueno, começou a ser produzido em 2017, enquanto Túlio concluía o curso de Engenharia Metalúrgica e fazia Iniciação Científica (IC) no Laboratório de Tecnologia Mineral da UFRJ (LTM/UFRJ).

“Conseguimos mostrar como os modelos matemáticos e simulações de processo  podem ser ferramentas importantes no processo industrial, garantindo assim para a operação uma melhor produtividade do equipamento, menor consumo de energia e melhor qualidade do produto final”, explicou Túlio Campos, que atualmente faz mestrado no Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Coppe/UFRJ.

A premiação acontece há mais de 50 anos e destina-se a contemplar anualmente o trabalho de maior destaque na área de preparação de minérios de ferro para redução. “Trata-se de um reconhecimento importante, já que o artigo foi apresentado e publicado em um dos principais fóruns nacionais na área. Ficamos felizes porque identificaram nele uma contribuição relevante para o setor”, celebrou Túlio, que recebeu ainda a quantia de R$ 5 mil, como os demais autores da publicação.

É a segunda vez que um trabalho do LTM recebe o prêmio e a quinta premiação da ABM a trabalhos realizados no laboratório, responsável por fomentar estudos de novas tecnologias que atendam a indústria brasileira. “O Brasil é o maior exportador mundial de pelotas de minério de ferro, as quais são usadas na produção de ferro e aço. Uma etapa muito importante da produção dessas pelotas é a redução de tamanhos do minério, a qual é realizada principalmente usando moinhos de bolas e prensas de rolos. O artigo certamente irá colaborar com a produção dessas pelotas pela indústria”, avaliou o professor do Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Politécnica-UFRJ Luís Marcelo Tavares.