Politécnica-UFRJ disputa pela 2ª vez gincana virtual da Women in Nuclear (WiN)

Publicado em: 26/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Elaborar textos e campanhas informativas sobre a importância da energia nuclear no desenvolvimento sustentável e na luta contra as mudanças climáticas, de fácil linguagem, para que possam ser de entendimento de toda a sociedade, e não só por pessoas da área. Este é um dos desafios propostos à equipe Curieosos, assim batizada por alunos de projeto de extensão da Escola Politécnica da UFRJ, para a gincana “Stand Up For Nuclear”, evento virtual organizado pela Women in Nuclear (WiN), que vai até o dia 25 de setembro.

Nome, slogan e marca desenvolvidos pela equipe

Esta é a primeira vez que o evento possui uma participação mais interativa com os integrantes, mas é a segunda vez que a Escola Politécnica apoia a iniciativa mundial, através do Canal Irradiação – projeto conduzido pela coordenadora do curso de Engenharia Nuclear, a professora Andressa Nicolau.

A equipe teve que desenvolver um nome, um slogan e uma marca. “O nome da equipe é Curieosos, com o slogan “uma equipe radiante”. É um brincadeira com a palavra Curioso que colocando a letra ‘e’ forma a palavra Curie, em referência à Marie Curie, uma das maiores cientistas de todos os tempos e considerada a mãe da radiação. O slogan faz referência ao elemento Rádio, que foi descoberto por ela e seu marido Pierre Curie, que a fez ganhar o prêmio Nobel”, explicou Andrey Costa, que está no 10º período.

A partir de agora, os alunos terão que fazer comunicação efetiva sobre a área nuclear, aplicando os conceitos anteriormente discutidos no workshop sobre Comunicação Nuclear, algo que na opinião do aluno e membro da equipe Diego Nuzza estimula e ajuda em sua formação. “Esta atividade exigirá união de forças e troca de experiências sobre como desmistificar a tecnologia nuclear com webinars, publicações, conteúdo nas redes sociais, por exemplo, para mostrar à sociedade como ela está no dia a dia das pessoas e como é importante para o crescimento tecnológico. É um trabalho desafiador”, explicou Diego, que está no 5º período.

A equipe é formada por seis alunos da Escola Politécnica e um da Belas Artes da UFRJ. Sendo da Politécnica, Andrey Costa (10° período), Diego Nuzza (5º); Vinicius Monteiro (10º), Igor Monsueto (10º), Matheus Ribeiro Avellar (12°), João Gabriel Pinto (9º) e Filipe Costa (10º) da Belas Artes.

As melhores equipes serão escolhidas através de voto pelo site da organização: https://standupfornuclear.org.

Conheça o Canal Irradiação.