Nautilus, Minerva e PetroTeam se preparam para desafios virtuais

Publicado em: 21/06/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Desde o ano passado, a pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças na vida das pessoas em todo o mundo. E não foi diferente com a rotina das equipes de competição da Escola Politécnica. Também as competições passaram a ser realizadas de forma remota.  E três equipes – Nautilus, Minerva e PetroTeam – se preparam para representar a UFRJ em competições nacionais e internacionais a partir dos próximos dias, que envolvem projetos de robôs, de edifícios e provas de conhecimento na área de petróleo.

Pela quinta vez, a UFRJ Nautilus participará da Robosub, competição internacional de veículos autônomos submarinos – AUVs (sigla em inglês para Autonomous Underwater Vehicle) que chega a sua 23ª edição. Será uma das duas representantes brasileiras, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na prova que reunirá mais de 50 grupos estudantis de diversos países do mundo.

Originalmente realizada em San Diego, nos Estados Unidos, a competição apresenta aos participantes desafios enfrentados pela indústria marítima subaquática, como exploração oceanográfica e mapeamento, detecção e manipulação de objetos e identificação e rastreamento de dutos.

As equipes classificadas para o evento terão três entregas até o dia 27 deste mês. A primeira delas é um paper técnico contendo as informações sobre o robô e suas especificações técnicas; a segunda é um site, que deverá estar no ar até o dia final das entregas e será avaliado; e por fim três vídeos que mostrem o robô, podendo ser composto por vídeos de simulações também. A premiação ocorrerá em cerimônia a ser realizada no dia 7 de agosto.

“A meta é chegar entre os três primeiros colocados, melhorando nosso desempenho em relação à competição de 2020, na qual conquistamos o nono lugar”, contou a capitã da equipe, Lara Figueiredo.

Após conquistar o segundo lugar na edição do ano passado – também remota – a Minerva Civil, formada por alunos de Engenharia Civil, será desafiada a projetar um edifício de uso misto com 48 pavimentos para o 3º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), cujo tema será “Edifício de múltiplos andares de uso misto”.

A partir do edital do desafio, a equipe teve que entender todos os detalhes do que está sendo pedido, realizar pesquisas e definir alguns pontos de partida. A parte de execução consistiu na concepção das pranchas contendo o projeto geométrico, plantas, detalhes estruturais, perspectivas, esquema de montagem e a realização de um Memorial Descritivo e de Cálculo. As pranchas e o memorial serão enviados para avaliação pela banca até o dia 4 de julho.

“Conseguimos aperfeiçoar o projeto deste ano, já que a equipe está chegando para esta competição com maior maturidade nos processos e, embora esperemos nos manter no pódio, a expectativa é a de viver toda a jornada de desenvolvimento de um projeto e ampliar nosso conhecimento cada vez mais”, comentou a capitã da equipe, Izabela Moura.

Como atuais campeões do Petrobowl Regional Qualifiers, a equipe PetroTeam, formada por alunos do curso de Engenharia de Petróleo, busca nos dias 26 e 27 de junho, o sexto título seguido da edição anual para garantir uma vaga no mundial – ainda a ser definido.

Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo ‘quiz de conhecimento’. Em ritmo acelerado e dinâmico, a edição contará com 18 equipes de diversas universidades da América do Sul e Caribe, que são desafiasdas entre elas a responderem com rapidez perguntas técnicas e não-técnicas, relacionadas à indústria de petróleo.

“Esperamos vencer mais uma vez, manter a tradição de bom desempenho da Politécnica. Sabemos que não será fácil, pois o nível das equipes melhorou bastante nas últimas edições, mas estudamos e treinamos bastante para isso”, destacou Davi Almeida, capitão da equipe.

Para acompanhar o desempenho das equipes nas competições, fique atento a suas páginas nas redes sociais:
UFRJ Nautilus – https://www.facebook.com/ufrjnautilus
Minerva Civil – https://www.facebook.com/MinervaCivil/