LIGPETRO: ponte entre a universidade e a indústria

Publicado em: 20/12/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:
Da esquerda pra direita, Thiago Ferreira e Marcos Cravo

A Liga de Petróleo da UFRJ – LIGPETRO foi fundada por Marcos Cravo e João David, alunos de Engenharia de Petróleo, em outubro de 2018. Após verificarem que havia necessidade de maior interação entre a indústria e a universidade naquela ocasião, criaram a LIGPETRO para aproximar os estudantes dos profissionais para que pudessem adquirir maior conhecimento prático do campo. Marcos está no oitavo período e atualmente é presidente do Conselho da organização, que tem Thiago Ferreira como diretor presidente, e conta com cerca de 20 membros. Na entrevista a seguir, os dois comentam sobre a estrutura, os objetivos e as atividades da LIGPETRO, que abrirá processo seletivo em janeiro.

Como é a estrutura da Liga de Petróleo da UFRJ?

Thiago: A LIGPETRO é formada por uma presidência e quatro diretorias: Marketing, Projetos, Administrativo-Financeiro e Fontes Humanas e Qualidades. Internamente, os gerentes de cada diretoria desempenham seus papéis de maneira coesa e harmônica, buscando atingir os objetivos estratégicos da organização. 

Qual o objetivo dos eventos que realizam, como decidem a programação?

Thiago: O objetivo dos nossos eventos é trazer proximidade entre indústria e universidade de maneira assertiva e de fácil acesso aos nossos espectadores, de modo a promover assuntos pouco abordados no ambiente acadêmico. Nossa programação é definida de maneira estratégica em relação ao cronograma acadêmico e épocas do ano, tentando trazer eventos com profissionais de alto nível nos horários mais acessíveis ao nosso público.

Como tem sido a resposta do público à programação? Diminuiu ou aumentou durante a pandemia? Pretendem manter a realização de eventos on-line quando houver retorno ao presencial?

Thiago: Os nossos eventos trazem consigo uma participação relevante do público, de maneira que nos eventos de grande porte, temos em torno de 1.500 a 2.000 inscrições na plataforma Sympla. Esses números são resultado da crescente divulgação nas redes sociais durante a pandemia, que nos permitiu esse desenvolvimento acentuado. Sobre o retorno ao presencial, pretendemos adaptar nossos eventos à forma híbrida, realizando alguns de forma presencial e virtual, sempre disponibilizando nas nossas redes sociais.

Qual o perfil dos estudantes que participam da Liga? 

Marcos: Nossa preocupação quando realizamos um processo seletivo é principalmente identificar a vontade do candidato. A vontade de aprender e se dedicar, a proatividade e algumas skills. Porém, as skills estamos aqui para desenvolver, e acredito que temos cumprido nosso objetivo com alunos que conseguem se desenvolver e se preparar para a vida profissional dentro da Liga, lidando com diversos tipos de pessoas, adquirindo experiência em trabalho em equipe e projetos.  O perfil dos membros da LIGPETRO é muito diverso. Atualmente temos graduandos de cursos diversos, porém com ênfase em Engenharia. Entre os outros cursos temos Administração, Relações Internacionais entre outras graduações. Mas além da graduação, membros de mestrado e pós-graduação ocuparam cargos de diretoria e gerência dentro da Liga, e em nossa fundação metade da diretoria era composta por membros de cursos de mestrado da UFRJ. Além disso, já tivemos membros de outros estados, que auxiliaram e auxiliam a Liga em nossa expansão, não só pelo UFRJ, mas no Brasil como um todo.

Então a Liga de Petróleo é aberta a estudantes de outros⁹ cursos e universidades?

Thiago: Sim, a LIGPETRO é inteiramente aberta a alunos de outras instituições, a depender do cargo abordado. Entendemos que o retorno presencial trará certas limitações em relação à atuação remota, principalmente no quesito de integração da equipe. No entanto, ainda disponibilizamos espaço para estudantes de outras universidades nas áreas de Marketing, por exemplo. Em relação aos cursos ocupados, temos integrantes dos seguintes cursos: Engenharia de Petróleo, Engenharia Naval, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Nanotecnologia, Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional.

Como dividem as tarefas relativas aos eventos?

Thiago: As tarefas são demandadas pelo gestor responsável, de maneira que todos os membros possam atuar diretamente ou indiretamente no projeto, seja na intermediação, streaming ou feedback.

Qual é a média de eventos que realizam por semestre?

Thiago: Em torno de 10 a 15 eventos, de modo que mensalmente, temos 2 eventos sazonais e semestralmente, um evento de grande porte.

Entre os eventos já realizados, quais vocês destacam?  Quais temas despertam mais interesse?

Thiago: Os nossos eventos de maior destaque são a PetroInsights e a Petroweek. Em nossos painéis, estabelecemos parcerias únicas com diversas empresas e instituições a fim de trazer maior credibilidade, apoio e suporte financeiro, para a viabilidade do nosso projeto. Os temas de maior interesse ultimamente têm sido transição energética, resiliência offshore e soft skills.

Marcos: Temos um público relativamente grande e nosso retorno foi ótimo desde a fundação. Somos uma das instituições mais novas da UFRJ, com apenas 3 anos, e já somos uma das organizações com mais seguidores nas redes sociais, ultrapassando iniciativas de até 10 anos de UFRJ. Além disso, fizemos alguns dos maiores eventos acadêmicos durante a pandemia, chegando a alcançar mais de 1.500 inscrições em um único evento e mais de 3.000 inscrições em eventos ao longo do período pandêmico.

E as semanas acadêmicas?

Marcos: As semanas acadêmicas são sempre de grande sucesso, durante a pandemia foram realizadas três e todas com mais de 1.000 inscritos. Nosso evento de inauguração presencial, em 2019, foi um único minicurso que teve mais de 150 inscritos.

Nosso evento único com maior quantidade de inscritos foi uma palestra com o Ciro Gomes, onde um auditório na UFRJ não suportou a audiência de mais de 300 alunos e tivemos filas nos corredores da universidade.

Conseguem mensurar de alguma forma a importância dos eventos que realizam com o intuito de aproximar a indústria da universidade?  Tem exemplos de membros da LIGPETRO ou alunos que se motivaram mais, deram rumos à carreira, conseguiram estágio ou algo semelhante para contar?

Marcos: Acredito que a Liga teve fundamental importância no aprendizado e conhecimento de todos que passaram por ela, devido a nossa multidisciplinaridade e incentivarmos o aprendizado e a proatividade. Diversos estudantes iniciaram seus estágios enquanto estavam dentro da Liga e tenho certeza que a experiência deles, seja na área financeira, marketing, projetos, fontes humanas entre outras, foi de grande ajuda. 

Costumo falar que o período em que estive como presidente da Liga e fundei a instituição foi a época que mais aprendi na minha vida. A fundação de uma instituição nova é muito difícil, exige muito trabalho, e também o desenvolvimento e estabilização da organização até alcançarmos um patamar estável e bem-sucedido. Adquiri experiências em todas as áreas e, como presidente, principalmente na questão de fontes humanas, a lidar com todos os tipos de pessoas e manter a organização saudável, além de a todo momento estar desenvolvendo experiência em gestão de projetos.

Como são os processos seletivos para interessados em participar da LIGPETRO? Quando será o próximo? Thiago: Os processos seletivos externos ocorrem semestralmente, enquanto os processos internos são anuais. A diferença é que os processos externos dão vagas apenas para cargos de gerência e os internos para diretoria também, pois nosso regimento permite que alguém se torne diretor apenas após passar por um cargo de gerência. São realizadas entrevistas com os interessados e apresentadas as rotinas da Liga para que os candidatos confirmem o interesse. O próximo será em janeiro. Os interessados devem ficar de olho nas nossas páginas no Instagram e Linkedin.


Composição da LIGPETRO:

Diretor Presidente: Thiago de Oliveira Ferreira

Presidente do Conselho: Marcos Vinícius Rodrigues Cravo Magalhães

Diretor Administrativo-Financeiro: Pedro Henrique Franco de Azevedo

Gerente de Orçamentos e Conformidades: Luca Manhães de Castro

Gerente de Relações Internacionais: Luiza Gomes Guitarrari

Diretora de Projetos: Thayane Almeida de Medeiros

Gerente de Expansão: Mariana Belo dos Santos

Gerente de Projetos: Bruno Gonçalves

Gerente de Eventos e Ações: Juan Carlos Ramos de Oliveira

Gerente de Eventos e Ações: Alexya Mayara Paulo dos Santos

Gerente de Eventos e Ações: Yasmin de Souza Lima

Diretora de Qualidades e Fontes Humanas: Mariana Souza Lannes

Gerente de Fontes Humanas: Lara José Souza

Obs.: Como mencionado na abertura da entrevista, o número regular de integrantes da LIGPETRO são 20 estudantes, mas este mês houve saída de alguns membros. Com o processo seletivo previsto para janeiro, o time voltará a contar com 20 integrantes.