IX SEN reforça a importância do engenheiro nuclear no mercado

Publicado em: 03/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Três melhores artigos de desafio serão publicados em revista da ABDAN

No último dia 29, a Escola Politécnica da UFRJ encerrou a IX Semana da Engenharia Nuclear (SEN), realizada pelo segundo ano seguido virtualmente. Com o tema “Nuclear é hoje”, o evento trouxe uma programação repleta de palestras e painéis, que apresentaram as inovações do setor nuclear, já aplicadas no cotidiano da sociedade.

Para Seção Estudantil do curso (SEEN), responsável pela organização das atividades, os destaques foram o painel de medicina nuclear, onde destacou-se as áreas de atuação de um médico nuclear e como o engenheiro pode se inserir nesta área; as palestras sobre nano-radiofármacos, o beneficiamento do hidrogênio, a aplicação da radioproteção em eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, a ciência nuclear no combate ao Covid-19; o minicurso de Redes Neurais; além do “Desafio Nuclear à Vista!”, promovido em parceria com a Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN).

A coordenadora do curso de Engenharia Nuclear, professora Andressa Nicolau, que participou de mesa-redonda sobre a trajetória de formandos em Engenharia Nuclear no exterior, reforçou a qualidade da formação acadêmica pela UFRJ. “Mediar a mesa de ex-alunos foi gratificante, pois ver o sucesso, e o quanto a UFRJ fez diferença na trajetória deles só reforça que o curso está no caminho certo, e sendo capaz de preparar profissionais competentes e capazes de atuar em qualquer lugar e setor nuclear. Foi importante ouvir o testemunho deles, de o quanto o encontro abriu o olhar para as aplicações nucleares, e de certa forma facilitou no networking”, avaliou.

Voltada para alunos de graduação da Escola Politécnica, a Semana agradou participantes como o aluno João Victor Souza, que está no 3º período de Engenharia Nuclear. “Ver histórias de sucesso como estas nos dão bons direcionamentos em nossa jornada acadêmica e nos inspiram como futuros profissionais do mercado de trabalho”, referindo-se à mesa-redonda com os ex-alunos. Já para Samara Matos, que também está no 3º período, o debate mais relevante foi o sobre comunicação científica. “Eu gostei muito da palestra sobre mídia nuclear. Foi um debate muito interessante sobre a comunicação científica do setor e como alcançar um público alvo, e por esse tema estar tão em alta na nossa área, foi interessante acompanhar as opiniões das duas comunicadoras.

Para quem não assistiu ou quiser rever, as palestras estão disponíveis no Canal da SEEN no YouTube.

Desafio Nuclear à Vista!

Pela primeira vez, a SEEN, em parceria com a ABDAN, promoveu o “Desafio Nuclear à Vista”. A proposta para os futuros participantes foi o desafio de desenvolver mecanismos de divulgação em prol da comunicação entre os diversos setores da sociedade sobre as vantagens da área nuclear, tendo como alvo não só a comunidade científica, mas também a população em geral, através de um artigo. Após avaliação dos trabalhos por profissionais conceituados do setor, os três melhores artigos serão publicados na revista Conexão Nuclear, feita pela ABDAN.