Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ recebe patrocínio da TI Safe para implementação de segurança cibernética em foguetes

Publicado em: 10/01/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Formado por equipes de competição da Escola Politécnica, o Grupo representará o Brasil na Spaceport America Cup, que acontece em junho deste ano

Com o objetivo de implementar segurança cibernética e novos recursos aos foguetes Aurora, de propulsão sólida, e Quimera, de propulsão híbrida, o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ, formado pelas equipes de competição da Escola Politécnica, Minerva Rockets e Minerva Sats, fechou acordo de patrocínio com a empresa brasileira TI Safe.

O Grupo representará o Brasil na Spaceport America Cup, maior competição de foguetemodelismo do mundo, que acontece no Novo México, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 25 de junho deste ano. A missão dos estudantes será construir foguetes que cheguem até exatos 3 mil metros com recursos de aviônica embarcada para aquisição e transmissão de dados, sistema de frenagem e de abertura do paraquedas. O evento universitário contará com a presença de 150 times de 26 países e seis continentes e a UFRJ estará junto das melhores universidades do mundo, como, MIT, Stanford e École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

Além de colaborar na segurança cibernética do projeto para garantir o sigilo de fabricação, a TI Safe também patrocinará a produção dos foguetes. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa atuará junto à Minerva Rockets prestando auxílio e consultoria, por exemplo, para a automação da base de lançamento com inteligência artificial, sistema de frenagem e também através de novos componentes de hardware e software.

“Somos entusiastas da tecnologia e entendemos que dentro das nossas ações de pioneirismo, a segurança de aviões e da computação associada aos foguetes e satélites tem potencial de ser uma próxima fronteira de atuação para a TI Safe. Nosso objetivo é entender melhor para poder proteger com mais eficiência também”, explicou Thiago Branquinho, diretor de tecnologia da TI Safe.

Já o diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Escola Politécnica, Fernando Castro Pinto, reforçou a importância dos acordos entre o mercado e a universidade. “O apoio a estas equipes por parte de empresas permite um maior intercâmbio com o mercado de trabalho, ampliando os horizontes dos alunos, mostrando como o trabalho, diversificado, do engenheiro ocorre no dia a dia”.

O Aurora é um foguete de sondagem atmosférica para transporte de Cubesats com apogeu de 3 km e característica modular, construído originalmente com acopladores rosqueados, sem parafusos no externo da fuselagem, garantindo ao foguete independência dos módulos e otimização da aerodinâmica. Seu propulsor sólido “Hélios” tem mais de um metro de comprimento e 17 Kg quando totalmente carregado. O Quimera, por sua vez, apresenta como inovação o emprego da propulsão híbrida, que garantirá operações mais seguras, pois o seu motor será controlado por um sistema de hardware e software embarcado.

A finalidade prioritária dos dois veículos é servir como um veículo de transporte de payloads, por exemplo, nanossatélites. Quando dotados de instrumentação dedicada, a mesma tecnologia pode ser empregada para fazer pesquisas científicas, pois necessariamente os foguetes precisam voar acima da atmosfera terrestre. “Esses sistemas são responsáveis pela colocação em órbita e pelo posicionamento, principalmente, de satélites com fins científicos ou operacionais”, explicou Marcelo.

O Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ atua de forma integrada à Universidade no processo de formação de profissionais de alto nível, empreendedores e inovadores, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país. Para atender a esses fins, o grupo desenvolve projetos de engenharia no âmbito do setor aeroespacial, em especial, foguetes, nanossatélites para sensoriamento remoto e experimentos biológicos.

Se quiser acompanhar o trabalho das equipes envolvidas no projeto, pode acessar suas redes sociais: https://www.facebook.com/minervasats e https://www.facebook.com/minervarockets/.