Estudantes da Escola Politécnica recebem premiação do Crea-RJ

Publicado em: 14/11/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Seis estudantes da Escola Politécnica da UFRJ foram contemplados com o X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos por suas produções acadêmicas. O reconhecimento é dado aos melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de novembro, no auditório do Clube de Engenharia, com transmissão ao vivo pela WebTV Crea-RJ.

No alto, da esquerda para direita: Marina Teixeira, Natalia Pereira e Caio Girão. Abaixo, Matias Theophilo, Tamar Bakman e Bernardo Honigbaum

A UFRJ foi a instituição de ensino com maior quantidade de prêmios conquistados, 11, sendo a Politécnica-UFRJ a responsável por mais da metade dos trabalhos reconhecidos. Entre eles estão um de mestrado pelo Programa de Projetos de Estrutura (PPE/UFRJ) e outros cinco das engenharias Civil, Ambiental, e Metalúrgica e de Materiais. Ao todo, 70 trabalhos de estudantes de todo o Estado foram premiados.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Osvaldo Rezende, o reconhecimento ajuda a conectar os estudantes, ainda envolvidos na academia, com a realidade da profissão, além de valorizar o trabalho das universidades, tanto na formação profissional, como no desenvolvimento de pesquisa e inovação. Ele comenta ainda que “o resultado da edição deste ano reflete, mais uma vez, a seriedade da UFRJ e, em especial da Escola Politécnica, atestando o grau de excelência das universidades públicas”.

Já o coordenador da Engenharia Ambiental, Matheus Martins, acrescentou que “o prêmio coloca em pauta temas importantes e reconhece o papel que a Engenharia tem para prevenir e ajudar a reduzir os impactos na sociedade”.

O que falaram os premiados:

• Bernardo Honigbaum
    Desenvolvimento de código de método dos elementos discretos em MATLAB como plataforma para simulações de quebra de partículas
    Orientador: Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho

“O principal desafio enfrentado ao elaborar o projeto foi o desenvolvimento de código computacional para simular o fenômeno estudado. Espera-se que os processos industriais que tenham como objetivo fragmentar partículas minerais possam vir a ser otimizados. Fico muito agradecido em receber essa premiação do CREA-RJ.”

• Caio Girão
    Modelagem fenomenológica de adsorção em batelada incorporando difusão superficial
    Orientador: Prof. Marcelo Borges Mansur

“A expectativa é que o modelo facilite as práticas de acompanhamento dos perfis de concentração nas condições estabelecidas. A premiação representa um reconhecimento do árduo trabalho, que se estendeu ao longo de dois anos, além das preparações durante toda a faculdade para que fosse possível construir uma base sólida de conceitos em Engenharia.”

• Marina Oliveira Teixeira
    Estudo de viabilidade de modelo de negócio digital de marketplace de materiais, reformas habitacionais e serviços do setor da construção civil
    Orientador: Prof. Leandro Di Gregório

“Um dos desafios foi buscar soluções que equilibrassem um serviço de valores acessíveis com uma qualidade técnica que garantisse a viabilidade financeira do negócio. O resultado é um aplicativo de fácil aplicabilidade, que apresenta bons indicadores de atratividade. Espero que com ele eu possa inspirar futuros engenheiros a pensar diferente e inovar.”

• Matias da Matta Duarte Theophilo
    Estudo numérico da ligação laje-pilar em estruturas com lajes lisas de concreto armado
    Orientador: Prof. Júlio Jerônimo Holtz Silva Filho

“Desejo contribuir para que os projetos de estruturas de concreto armado com lajes lisas sejam desenvolvidos de maneira mais sustentável e economicamente viável ao economizar recursos de maneira segura e eficiente. No desenvolvimento do trabalho, as maiores dificuldades foram a complexidade e o custo computacional do Método dos Elementos Finitos.”

• Natalia Nahu Aboud Pereira
    Análise estrutural da fundação do tipo jaqueta de uma turbina eólica offshore de 10MW
    Orientadores: Profs. Gilberto Bruno Ellwanger e Fellipe Araujo Gomes

“O projeto busca soluções estruturais para o setor de produção de energia eólica offshore. Esperamos que o desenvolvimento de estudos nesta área contribua para a expansão energética de fontes alternativas renováveis no Brasil.”

• Tamar Bakman
    A importância da compostagem no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos frente às mudanças climáticas: estudo de caso da cidade do Rio de Janeiro
    Orientador: Prof. Renan Finamore

“Desenvolvi o trabalho durante a pandemia e este foi um grande desafio, por ter que pesquisar de forma remota e não poder realizar visitas técnicas. Espero que estimule o debate acerca das mudanças climáticas e das melhores formas de gerenciar nossos resíduos e impulsione a prática da compostagem, que é um método simples e ainda pouco aplicado.”

*Atualizado em: 22/11/2022