Comitiva russa visita Politécnica-UFRJ em busca de cooperação

Publicado em: 03/12/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Uma comitiva russa visitou a Escola Politécnica da UFRJ, no dia 2 de dezembro, para conhecer sua estrutura acadêmica e debater a respeito de uma futura parceria de cooperação. Entre os integrantes da comitiva estavam a chefe da Unidade de Organização e Financiamento de Projetos Internacionais da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), Angelina Osipova; a professora do Departamento de Economia e Meio Ambiente da RUDN, Anna Popkova; e o chefe de Protocolo do Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro, Egor Sergachev.

Os visitantes foram recebidos pela diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado; pelo diretor adjunto de Ensino e Extensão (DAEX), Edilberto Strauss; pelo diretor adjunto de Relações Internacionais, Rogério Nascimento; pelo diretor de Relações Internacionais para países do Brics, José Orlando Gomes; pelo professor do Departamento de Engenharia de Industrial (DEI), Fabio Krykhtine; e pela coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental (PEA/UFRJ), Ofélia Araújo.

Da esquerda para direita: Amaury Fernandes, Anna Popkova, Cláudia Morgado, Angelina Osipova, Rogério Nascimento, José Orlando Gomes, Fabio Krykhtine e Egor Sergachev – sem máscaras apenas para foto

“Essas parcerias fortalecem as instituições como grupo, de forma que elas possam desenvolver projetos, fortalecer as ações de intercambio docente e discente bem como fazer pesquisas em conjunto e estruturar programas de formação conjuntos. Com esse modelo em funcionamento, apresentando projetos concretos, as instituições que fazem parte da Brics Network University poderiam buscar fontes de financiamento com maior eficácia”, explica Rogério Nascimento, que juntamente com os professores José Orlando Gomes e Fabio Krykhtine, organizaram o encontro.

“O saldo da reunião foi muito positivo e três reuniões de trabalho já estão agendadas para os meses de janeiro e fevereiro de 2022, no sentido de avançar na definição dos projetos de cooperação”, adiantou o diretor adjunto de Relações Internacionais.

Desenho de ações de ciência e tecnologia entre os países contou com atuação da Politécnica-UFRJ

A reunião na Escola Politécnica ocorreu na mesma semana da assinatura de um programa de ações pelas chancelarias brasileira e russa, em evento ocorrido em Moscou no dia 30 de novembro, onde o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França, e o ministro de Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergei Lavrov, firmaram compromisso intergovernamental.

O professor do DEI Fabio Krykhtine relatou que a assinatura do acordo em Moscou pode apontar para um panorama de oportunidades e lembrou que a Escola Politécnica participou da Reunião Intergovernamental Brasil-Rússia no mês de outubro, cujo objetivo foi colher subsídios para desenho das ações do Programa de Ciência e Tecnologia firmado pelos dois países.

No encontro, promovido pelo Itamaraty, foram discutidas ações de cooperação e internacionalização das universidades, centros de pesquisa, parques tecnológicos, startups e modelos de financiamento para suporte destas ações.

“A Escola Politécnica teve oportunidade de dialogar naquele momento com um conjunto universidades russas e vem atuando em desenho de projetos sob apoio institucional da Diretoria de Promoção Tecnológica do Itamaraty”, contou Krykhtine.

PEA/UFRJ vai ao encontro do interesse russo

A proximidade entre as áreas de estudo da RUDN com o Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ – que foi apresentado à comitiva russa pela professora Ofélia Araújo – provocou entusiasmo dos integrantes das duas instituições. Pesquisas e projetos em andamento foram amplamente destacados durante o encontro, como o projeto de internacionalização financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu; os projetos de pesquisa sobre energias renováveis e engenharia de baixo carbono financiados pela Petrobras; e o estudo de segurança hídrica para o município de Maricá, que garantirá a eficiência municipal no exercício de sua competência relativa à prestação dos serviços de saneamento básico.

Apresentação da professora Ofélia Queiroz, coordenadora do PEA/UFRJ