Cientista do Nosso Estado tem 5 professores da Politécnica-UFRJ

Publicado em: 14/03/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Cinco professores da Escola Politécnica da UFRJ tiveram projetos de pesquisas selecionados no edital Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ. O resultado foi divulgado no dia 10 de março, tendo a UFRJ o maior número de projetos agraciados, 174 no total. Cada projeto terá 36 meses para ser desenvolvido.

Entres os contemplados estão os professores Eduardo Antônio Barros da Silva do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL), João Carlos dos Santos Basílio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), Marcelo José Colaço e Thiago Ritto do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), e Susana Beatriz Vinzon do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA).

A avaliação dos projetos pela Faperj levou em conta o mérito técnico e/ou científico, o potencial de inovação e viabilidade da proposta, a adequação dos métodos e do cronograma de atividades, e a qualificação do proponente em relação às atividades previstas, entre outros fatores.

Confira os projetos selecionados:

Processamento de Sinais Multimídia UFRJ
Autor: Prof. Eduardo Antônio Barros da Silva (Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação)

Desenvolvimento de estratégias de segurança na transmissão de dados visando a efetiva implementação da internet das coisas na Indústria 4.0
Autor: Prof. João Carlos dos Santos Basílio (Departamento de Engenharia Elétrica)

Técnicas híbridas de otimização e problemas inversos aplicados a problemas de engenharia e ciências térmicas
Autor: Prof. Marcelo José Colaço (Departamento de Engenharia Mecânica)

Quantificação de incertezas e modelagem estocástica em dinâmica estrutural
Autor: Prof. Thiago Ritto (Departamento de Engenharia Mecânica)

Orla sem lixo: da intercepção à reciclagem do lixo flutuante com soluções baseadas na natureza e inclusão social
Autor: Prof.ª Susana Beatriz Vinzon (Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente)

*Modificado em 09/04/2022