Bolsistas de graduação do PRH-41/ANP vencem competição acadêmica do Rio Oil & Gas 2022

Solução apresentada pelos alunos utiliza inteligência artificial e machine learning para melhorar a confiabilidade dos processos offshore

Publicado em: 18/10/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Os alunos da Escola Politécnica da UFRJ e também bolsistas de graduação do Programa de Recursos Humanos em Planejamento Energético e Ambiental em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP) Caio Rodrigues e Douglas Lopes, juntamente com três alunos da Escola de Química da UFRJ, venceram o desafio acadêmico do Rio Oil & Gas 2022, realizada no dia 29 setembro.

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a competição teve como objetivo estimular o interesse e participação de jovens estudantes de Tecnologia e de Engenharia no ramo de petróleo e gás.

Com integrantes das Engenharias Elétrica, Química e Mecânica, a equipe Boitatá teve – entre 22 equipes participantes de todo o Brasil – o melhor desempenho na apresentação do pitch sobre uma solução que traz confiabilidade aos processos offshore, através de robótica modular, utilizando de inteligência artificial e machine learning. Com a conquista, a equipe recebeu um cheque de R$ 10 mil como premiação.

“O projeto se baseia em um sistema robotizado que seja orientado a dados. A proposta foi integrar essas duas ideias, que existem de forma independente, em um único sistema através da inteligência artificial. Com isso utilizando-se de tecnologias de operação remota e técnicas de machine learning seria possível executar operações e manutenções de forma totalmente remota e em tempo real no offshore sob a supervisão de humanos no onshore”, explicou o aluno do sétimo período de Engenharia Elétrica Douglas Lopes.

Para ele, a experiência foi enriquecedora: “A troca de ideias, com grandes figuras do setor energético brasileiro e mundial, nos ajudou a entender os desafios de quem vive o dia a dia desse setor. Entender que fazemos parte do futuro do setor traz o sentimento de pertencimento que por muitas vezes escapa de nossa visão quando focamos muito em estudar somente as disciplinas”, avaliou o aluno.

Já Caio Rodrigues destacou as dificuldades enfrentadas durante o percurso até a conquista. “Foi bem desafiador sair da zona de conforto, subir no palanque, frente a grandes entidades do setor energético e apresentar nossa proposta. Tivemos que ser eficazes nas respostas para mostrar que estávamos preparados”, comentou o aluno, que cursa o décimo período de Engenharia Mecânica.

Confira os integrantes da equipe vencedora:

Caio Rodrigues (Engenharia Mecânica)
Douglas Lopes (Eng. Elétrica)
Gabriela Ladeira Nadaes (Eng. Química)
Hugo de Lacerda (Eng. Química)
Juliana Pacheco de Sequeira (Eng. Química)