ANE empossa Prof. Eduardo Antônio Barros da Silva da Eletrônica UFRJ

Publicado em: 21/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ

O professor Eduardo Antônio Barros da Silva do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ será empossado como novo membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE). A diplomação será realizada no dia 17 de abril.

“É uma grande satisfação, principalmente porque esta honraria não foi apenas para mim, mas para a UFRJ e para as pessoas que trabalham comigo. Pertencer à ANE é um privilégio que apenas 200 engenheiros em todo o Brasil podem ter simultaneamente”, celebrou o professor da Politécnica, que já soma 34 anos de dedicação à instituição, e terá como desafio elaborar documentos públicos e apartidários com o objetivo de apoiar, de forma abrangente, o desenvolvimento do país, e, de forma específica, a engenharia brasileira em particular.

“Em todas as eleições, a ANE, em colaboração com outras academias, elabora uma cartilha que tem o objetivo de municiar os candidatos à presidência com uma série de conselhos para fomentar o desenvolvimento do país. Além disso, também pode ser usada por novos ministros”, explica o professor.

O ingresso na ANE é feito por indicação dos membros titulares que enviam os nomes, junto com uma breve apresentação do indicado, para o presidente. Em seguida, a relação é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para aprovação em Assembleia Geral Extraordinária.

Atualmente, a ANE conta com 193 membros titulares distribuídos por todas as regiões do país e cerca de 10 membros correspondentes, que moram ou nasceram no exterior. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, atividades industriais e de serviços, entre outras.