Acolhimento e integração na recepção remota aos calouros de 2021.2

Publicado em: 16/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Diretores, coordenadores, professores, membros das representações estudantis e equipes de competição deram as boas-vindas aos cerca de 300 novos alunos da Escola Politécnica na Semana de Acolhimento aos Calouros de 2021.2. As atividades de recepção, visando a integração e interação dos novos alunos com a estrutura e o  funcionamento da Politécnica e da UFRJ, foram realizadas de forma remota de 8 a 12 de novembro e aconteceram quase integralmente no canal da Escola no YouTube.

Apesar da distância imposta pela pandemia, esta terceira edição remota de recepção a calouros também foi acolhedora e animada como as anteriores. Organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Politécnica-UFRJ, o evento contribuiu para apresentar a Escola e dar muitas dicas para o melhor aproveitamento dos estudos e possibilitar uma experiência acadêmica exitosa aos novos alunos.

No primeiro dia de Acolhimento, logo pela manhã, os calouros foram apresentados à direção da Escola Politécnica, com palestra de abertura da diretora, professora Cláudia Morgado, e ao Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng). À tarde, participaram de encontros virtuais com seus respectivos coordenadores de curso e colegas de turma. No segundo dia, ensino, extensão e inovação foram os principais temas das palestras matutinas, com apresentações de diretores adjuntos responsáveis por cada área e do Parque Tecnológico da UFRJ. Também as equipes de competição fizeram suas apresentações e explicaram como funcionam seus processos seletivos.

O CAEng promoveu as boas-vindas com um encontro de “Integração com as Engenharias” e palestra sobre o direito do estudante ao bilhete único universitário, no terceiro dia de evento, após palestras sobre intercâmbio e saúde mental na Universidade.

Os interessados em aprender como desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, tiveram a oportunidade de assistir à mentoria do Escritório de Carreira, no penúltimo dia da Semana de Acolhimento aos Calouros; que também teve uma oficina de organização dos estudos e um papo com o CAEng sobre diversidade na Engenharia. Através do Discord, os alunos também puderam conhecer as diferentes iniciativas de extensão na Escola Politécnica.

O último dia do evento destinou-se a tirar as dúvidas dos alunos sobre a graduação, como a inscrição em disciplinas e outras questões referentes ao ensino. Para desmistificar a matemática na Engenharia, quase sempre temida pelos alunos, foi realizada uma palestra explicando teorias e aplicações. No fim do dia, as confrarias e ligas estudantis de cada curso promoveram encontros virtuais com os ingressantes no Google Meet.

Para assistir as atividades on-line, basta acessar a playlist da Semana de Acolhimento aos Calouros 2021.2 no canal da Politécnica-UFRJ no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKTR1GVeWAuuLmknJJI8wD-Pr9WdQ6OIM

No site www.calouros.poli.ufrj.br, os ingressantes encontram materiais de suporte pedagógico, o Manual do Estudante e demais informações de interesse aos novos componentes do corpo discente da Escola Politécnica da UFRJ.