1º Festival de Engenharia na América do Sul movimenta Centro de Tecnologia da UFRJ

Publicado em: 07/08/2018 Escola Politécnica da UFRJ

A primeira edição do E-Fest South America (Festival de Engenharia na América do Sul) movimentou o Centro de Tecnologia da UFRJ, na Cidade Universitária, entre os dias 27 e 29 de julho. Organizado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (Asme), alunos e professores de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ e da Coppe, o evento atraiu mais de 600 pessoas entre profissionais de mercado e estudantes brasileiros e do exterior, que marcaram presença em palestras, feira de estágio, minicursos, visitas a laboratórios e competições

De acordo com o vice-diretor da Escola Politécnica da UFRJ, prof. Vinicius Carvalho Cardoso, o evento demonstra a força da instituição no cenário acadêmico nacional e internacional. “Trazer o E-Fest para UFRJ é uma vitória e uma honra para todos nós, pois trata-se de um evento disputado pelas principais escolas de engenharia. A importância é ainda maior porque envolve instituições públicas e privadas reconhecidas no setor”, destacou o vice-diretor, durante a cerimônia de abertura, realizada na última sexta-feira (27).

Já o diretor da ASME, John Falcioni, celebrou a retomada das relações com o Brasil e reforçou a importância do evento para a formação dos estudantes. “Um dos principais objetivos da Asme é oferecer aos estudantes a oportunidade de aprenderem a organizar um evento deste nível, de qualidade internacional. Estamos contentes com o resultado apresentado por eles”, avaliou o diretor e enfatizou: “Este E-Fest foi o primeiro passo que a ASME tomou para estreitar o relacionamento com o Brasil”.

As competições de habilidades técnicas como HPVC (Human Powered Vehicle Challenge), a OG (Old Guard), e o Mecaton – que trouxe um desafio relâmpago da Petrobras, foram os grandes atrativos do festival e mobilizaram diversos participantes, que concorreram a premiações em dinheiro (de U$ 100 a U$ 750) e auxílio viagem para os Estados Unidos.

A aluna Amanda Martins, do 1º período de Engenharia Mecânica da UFRJ, comemorou: “O processo de construção do HPVC foi cansativo, mas gratificante no final, pois conseguimos fazer um veículo competitivo. É gratificante fazer parte da UFRJ, uma faculdade ideal para desenvolver tecnologia e novos conhecimentos”.

Além da Poli/UFRJ e da Coppe, o E-Fest teve também apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Firjan, Petrobras e Tenaris.

Vencedores de cada competição:

HPVC Design

Corrida feminina

Corrida masculina
1º lugar – Universidad de Los Andes, Bogota (Colômbia)
2º lugar – Tecnológico Nacional de México en Celaya (México)
3º lugar – Universidad del Zulia (Venezuela)

Endurance
1º lugar – Universidad de Los Andes, Bogota (Colômbia)
2º lugar – Escuela Politécnica Nacional (Equador)
3º lugar – UFRJ

Overwall