e-sic

 

 

Curso de Graduação
Engenharia de Controle e Automação

Apresentação:
O curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da UFRJ pretende revolucionar o ensino de Engenharia. O objetivo do curso é atender à necessidade de maior competitividade das indústrias devido à recente tendência de globalização da economia mundial. Assim, as indústrias nacionais estão mais atentas para a questão da modernização tecnológica e o mercado demanda um novo profissional de engenharia, com formação na área de controle e automação de sistemas, multidisciplinar por excelência, com o objetivo de suprir uma demanda futura dessas indústrias, tanto no que se refere ao desenvolvimento e manutenção de sistemas automatizados como à necessidade de profissionais com capacitação polivalente e sólida qualificação em informática.

O curso será oferecido por meio de uma parceria estabelecida entre a Escola Politécnica, a COPPE e a Escola de Química, responsáveis pela excelência acadêmica nessa área.

O Engenheiro de Controle e Automação deve ter capacitação para atuar nas áreas de Controle de Processos, Automação da Manufatura e Informática Industrial. A formação recebida irá preparar o aluno para desempenhar atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas.

O Engenheiro de Controle e Automação deverá receber uma formação com fortes características interdisciplinares. Para tal, é imprescindível um sólido conhecimento de base em matemática, física e informática; conhecimentos gerais de eletricidade e mecânica; fundamentos básicos de economia, gestão e segurança; conhecimentos aprofundados em Controle de Processos; Instrumentação em Controle; Informática Industrial; Automação da Manufatura; Gerência da Produção; e Sistemas Integrados da Manufatura.

Os potenciais interessados pelas qualificações deste profissional são:empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e software para a automação industrial e indústrias usuárias destas.

A formação multidisciplinar poderá permitir ao engenheiro de Controle e Automação atuar em setores tecnológicos e científicos que transcedem aos estabelecidos para a profissão. Pode-se citar como exemplo as áreas de computação de alto desempenho, biotecnologia, biomedicina, sistemas econômicos e de sistemas de telecomunicações, nas quais as técnicas de Controle de Sistemas vêm tendo um papel significativo.

Duração prevista:
10 períodos

Grade do curso:
Para conhecer a grade de disciplinas clique aqui

Grades do todos os cursos de graduação:
Para conhecer a grade de disciplinas clique aqui

Currículo do curso
Para conhecer o currículo do curso clique aqui

Coordenadora: Lilian Kawakami Carvalho
E-mail: lilian@dee.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-8023

Vice-Coordenador: Eduardo Vieira Leão Nunes

Secretaria Acadêmica
Bloco H Sala 212A
marceloamarante@poli.ufrj.br
rafael.lopes@poli.ufrj.br

COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico:

Professores:
Lilian Kawakami Carvalho
Eduardo Vieira Leão Nunes
Afonso Celso Del Nero Gomes
Alessandro Jacoud Peixoto
Fernando César Lizarralde
Amit Bhaya

Representante discente:
Gabriel Pelielo Amorim de Mattos
Gabriel de Carvalho Eiras Alves

 

 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli