e-sic

Curso de Graduação
Engenharia de Computação e Informação

Apresentação:
O curso é oferecido a partir de uma parceria estabelecida entre a Escola Politécnica e a COPPE, que são responsáveis pela excelência acadêmica da UFRJ nessa área.

O cenário atual caracterizado pelo uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação tem imposto às diversas organizações uma postura mais flexível, capaz de permitir rápida resposta às mudanças.

Esta nova realidade tem promovido o surgimento de uma nova indústria, chamada de indústria da info-comunicação. Esta nova indústria é o resultado de três grandes indústrias: informática, telecomunicações e mídia (entretenimento, indústria cultural, propaganda e marketing).

O desenvolvimento tecnológico acontece em duas grandes áreas: Infra-estrutura (“hardware”) e Serviços que agregam valor (“software”).

Existem hoje no país cerca de 3,8 milhões de computadores conectados à Internet. Mantido o ritmo atual de crescimento, esse número dobrará em menos de quatro anos. Através da utilização da tecnologia da informação, o país acelerará a obtenção de benefícios com impactos em toda a sociedade, com destaques na cidadania, serviços públicos, economia, processo decisório, educação, cultura, ciência e tecnologia.

Em face deste potencial, os diversos componentes da sociedade mundial estão sendo desafiados constantemente e de forma crescente a serem, a cada dia, mais efetivos, eficazes e eficientes. Felizmente os avanços científicos e tecnológicos têm permitido que respostas possam ser dadas para esses desafios. A competição no campo comercial está levando as empresas a se desenvolverem no campo gerencial, na utilização das tecnologias de informação e investirem na inovação. Portanto, esta nova indústria deverá ser um setor importante na economia brasileira. E, para tanto, a sociedade precisa de um profissional multidisciplinar, capaz de:

- Dominar sistemas digitais, programando e se comunicando em redes, em especial, na Internet;
- Projetar aplicações avançadas envolvendo a Web, utilizando multimídia e banco de dados;
- Produzir software confiável;
- Projetar e gerenciar complexos sistemas de informação;
- Combinar simulação e realidade virtual.

Este profissional será formado no Curso de Graduação em Engenharia de Computação e Informação, recém criado pela Escola Politécnica da UFRJ. O curso segue as exigências de ciclo básico da Sociedade Brasileira de Computação e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), além de habilitar o profissional nas atividades discriminadas nas Resoluções do CREA de números 218 (de 29/06/1973) e 380 (de 17/12/1993).

Duração prevista:
10 períodos

Grade do curso:
Para conhecer a grade de disciplinas clique aqui

Grades do todos os cursos de graduação:
Para conhecer a grade de disciplinas clique aqui

Currículo do curso
Para conhecer o currículo do curso clique aqui

Coordenador: Prof. Jano M. Souza - E-mail: janomsouza@poli.ufrj.br

Secretaria Acadêmica
Bloco H Sala 212A
marceloamarante@poli.ufrj.br