O Programa de Engenharia Urbana (PEU) da Escola Politécnica da UFRJ lançou edital de processo seletivo para sua modalidade de mestrado profissional, para o primeiro trimestre letivo de 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro.
Foram disponibilizadas 30 vagas distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa: Sistemas Urbanos (15) e Métodos e Técnicas (15). No ato da inscrição online, o candidato deverá optar por uma das duas linhas de pesquisa.
O programa busca capacitar profissionais graduados nas diversas áreas da engenharia para desenvolver e aplicar o conhecimento técnico e científico no apoio à condução de processos participativos e na tomada de decisão, visando à sustentabilidade urbana. Trata-se de um curso de engenharia aplicada na gestão e na infraestrutura das cidades, com educação continuada (ensino para graduados), conforme os requisitos da portaria CAPES nº. 080 de 16/12/1998.
Anualmente, os estudantes da graduação em Engenharia Ambiental da UFRJ organizam a semana acadêmica do curso, a UFRJ Ambientável. O evento tem o objetivo de ampliar o conhecimento através do diálogo entre diferentes atores e áreas relacionadas ao meio ambiente, sendo, desde a sua primeira edição, reconhecido e apoiado pela Escola Politécnica da UFRJ.
Esta edição será nos dias 13 a 16 de setembro, de 8h a 17h, no Auditório André Rebouças (Sala D-220), e terá como tema “Favela Viva: Urbanização, Inovação e Resistência Popular”. Estão confirmados profissionais das mais diversas áreas, atores políticos locais e agentes do setor público e privado para a construção de mesas de debates, minicursos e rodas de conversa.
Com uma programação intensa e variada, a VIII edição da Semana Metalmat e Painel PEMM promete atrair estudantes e professores da UFRJ para discutir desafios, oportunidades e perspectivas do setor de metalurgia e materiais. Todas as atividades serão realizadas no bloco F do Centro de Tecnologia da UFRJ, entre os dias 12 e 16 de setembro, a partir das 9 horas.
Mais informações sobre a VIII Semana Metalmat e Painel PEMM 2022, acesse o site.
Na próxima quinta-feira (15/9), às 18 horas, o professor Ricardo Valeriano da Escola Politécnica da UFRJ irá proferir a palestra “Distribuição transversal de cargas móveis nas superestruturas de pontes”.
O evento on-line irá abordar diversos aspectos concernentes à determinação das solicitações de dimensionamento, fundamentais no projeto de pontes.
O encontro é voltado para estudantes, docentes e profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura, e marca o início das aulas do Programa de Projeto de Estruturas (PPE).
Desenvolva estratégias para construir uma presença digital e aumentar a performance nos negócios
Com os avanços tecnológicos e os impactos da pandemia na migração de pessoas e negócios para os canais digitais, é indispensável que as empresas de todos os portes e setores saibam utilizar as estratégias de marketing e ferramentas digitais para garantir seu acesso ao público desejado e comunicar seus produtos e serviços.
Além de desenvolver uma presença digital e tornar a empresa acessível quando os clientes buscam por ela, os conhecimentos do marketing digital permitem traçar uma estratégia especifica para cada objetivo de negócio, seja tornar a marca mais conhecida, construir uma base de clientes ou vender online. Além disso, o marketing digital é muito eficiente para posicionar a marca e criar um relacionamento com os clientes, devido as possibilidades de customização, segmentação e mensuração da comunicação. Aplicando a estratégia correta, você vai conseguir atrair mais consumidores e vender mais!
Aplique estratégias circulares, reduza desperdícios e agregue valor ao seu produto.
Produtos não duráveis fazem parte do dia a dia. São itens normalmente concebidos para serem usados apenas uma ou poucas vezes. Embalagens e utensílios relacionados à higiene e saúde são alguns deles. Esses produtos atendem a funções temporárias, mas não desaparecem depois do uso: se tornam resíduos pós-consumo e são motivo de cobrança para as empresas, principalmente em relação à compensação do impacto ambiental que ocasionam.
É possível modificar esses produtos para reduzir o desperdício e o impacto material causado pelo consumo? Como lidar de forma mais sustentável com esses consumíveis, minimizando ou eliminando seus impactos e os custos para as empresas que os colocam no mercado?
A Trilha Indústria Circular: embalagens e produtos não duráveis traduz as estratégias da economia circular para empresas que fabricam ou utilizam produtos descartáveis ou de uso único. Ao longo da consultoria, as empresas poderão vislumbrar formas de viabilizar a logística reversa, de fechar o ciclo dos produtos não duráveis, de diversificar estratégias e negócios e de melhorar sua reputaçãoerelacionamento com os clientes e partes interessadas.
APRIMORE SEU REPERTÓRIO PARA CONDUZIR ESTRATÉGIAS DE MARKETING E VENDAS SUSTENTÁVEIS.
Aprimore seu repertório de conhecimentos nas esferas teórica e prática sobre o ecossistema de negócio, mercados e consumidores da atividade empreendedora, para conduzir estratégias de marketing e vendas sustentáveis, alcançando resultados significativos e transformadores.
COMPREENDA OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE UM GESTOR DEVE ADOTAR NO ÂMBITO DO DIREITO CONTRATUAL E SOCIETÁRIO
O objetivo geral deste curso é apresentar os conceitos e características dos tipos societários existentes na legislação brasileira para que o participante possa adequar as atividades de sua empresa ao melhor modelo societário, de forma a minimizar riscos de responsabilidade pessoal e de custos operacionais, contábeis e jurídicos. Além disso, o intuito é apresentar os conceitos básicos do direito contratual a partir do estudo dos elementos, princípios e cláusulas básicas que regem os principais contratos que serão celebrados durante o exercício da atividade empresarial, assim como, analisar os principais contratos empresariais regidos pelo código civil como: compra e venda, permuta, prestação de serviços, franquia e representação comercial.
SEJA LÍDER DE SI MESMO E FORME TIMES DE ALTA PERFORMANCE, QUE CONTRIBUAM PARA RETER TALENTOS E POTENCIALIZAR OS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO.
Conheça as habilidades que o líder do futuro precisa desenvolver para ter uma equipe de alta performance. Entenda a metodologia do coaching e suas ferramentas. A capacitação auxilia gestores de empresas de diversos portes que exercem liderança de projetos e de equipes onde é necessário o aprofundamento no seu autoconhecimento, maior consciência das emoções na tomada de decisão, reconhecimento dos seus talentos e aprimoramentos da performance humana. Através de uma comunicação mais empática e inclusiva, com alinhamento estratégico visualizando mudanças diretamente na produtividade e no resultado do negócio.
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
01. Os desafios da liderança do futuro e o entendimento dos estilos comportamentais Entendendo as mudanças do mundo e os desafios que o Líder precisa enfrentar e se adaptar, é necessário um maior entendimento dos modelos mentais, conhecendo suas estruturas emocionais e como elas podem apoiar na conquistas dos desafios e alavancar a alta performance, influenciando no crescimento organizacional.
02. Coach no universo corporativo Preparando o Líder para um modelo “Atuação Coaching”, trabalhando o perfil e os atributos necessários para construir uma “cultura coaching” no ambiente organizacional, possibilitando ambiente seguro e de confiança, onde a vulnerabilidade, honestidade e autenticidade se fazem imprescindíveis.
03. Co-criando e prototipando a atuação da liderança Coach Ideação, detalhamento e prototipagem para elaborar seu plano individual de desenvolvimento transformando ideias em ação, utilizando abordagens práticas, fáceis e simples de implementar.
RESULTADO ESPERADO
Após a capacitação o participante terá condições de preparar ações efetivas, produzindo resultados mensuráveis e melhoria observável de sua performance. O conhecimento aplicado, por meio de ferramentas e cases, possibilitarão mudar a forma de atuação do participante ao longo de toda a gestão e na implantação das ferramentas.
CONHEÇA A CAPACIDADE TRANSFORMATIVA DO DESIGN THINKING PARA A LIDERANÇA
O Design Thinking envolve encontrar soluções criativas para os problemas, uma habilidade essencial para qualquer pessoa em posição de liderança, e especialmente valiosa em tempos incertos como os que vivemos hoje por conta da Covid-19. Para as empresas que dominam a sua prática, um dos principais resultados é a maior capacidade de conquistar os clientes, construindo confiança e fidelidade. E o que faz o Design Thinking ser tão efetivo para as lideranças? Primeiro, ele estabelece uma nova mentalidade baseada no entendimento de que tanto a perspectiva dos seus funcionários quanto a dos seus clientes tem muito valor e, portanto, devem ser colocadas no centro das decisões. E então, oferece ferramentas que auxiliam a construir o caminho para uma empresa ou equipe mais inovadora e assertiva, que se apoia no aprendizado contínuo e na colaboração como principais recursos.