Monitoria

A monitoria caracteriza-se pelo conjunto de atividades relacionadas ao exercício da docência pelos alunos de graduação, despertando o interesse pela carreira docente. É o momento em que o aluno, acompanhado e orientado pelo docente responsável pela disciplina, tem oportunidade de aprender como planejar aulas, elaborar e/ou selecionar materiais didáticos de apoio ao desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, além de oferecer suporte didático aos alunos que estão cursando a disciplina, incluindo as práticas de campo e de laboratório.

Para se candidatar à bolsa de monitoria, o aluno precisa ter cursado a disciplina a qual pretende ser monitor e ter obtido grau igual ou superior a 7,0 (sete), ter CRA igual ou superior a 6,0 (seis) e não ter sofrido sanção disciplinar. O aluno deverá ter carga horária disponível de 8 (oito) a 12 (doze) horas semanais.

Existe a possibilidade de o aluno ser um monitor voluntário. Neste caso, ele não receberá o valor mensal creditado aos bolsistas. Esta modalidade de monitoria é interessante para aqueles que já possuem alguma bolsa não acumulável e têm o desejo de exercer as atividades deste programa. Assim como os monitores bolsistas, os monitores voluntários terão registrado em seus históricos a participação no programa de monitoria, o que é interessante para fins curriculares.

Usualmente no final do ano o edital de monitoria é divulgado aos alunos. Para mais informações, consulte a seção Bolsa de Monitoria no site da Pró-Reitoria de Graduação (PR1) da UFRJ.


Para mais informações, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/ UFRJ):

https://graduacao.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail:
monitoria@poli.ufrj.br