e-sic

 

 

MBA / Especialização
Engenharia e Gestão de Processos de Negócios
Coordenador: Prof. Renato Flórido Cameira

 

Nome do Curso: Engenharia e Gestão de Processos de Negócios
Sigla: EGPN360
Tipo de Curso: Curso de Especialização, pós-graduação lato sensu / ‘MBA’
Carga Horária: 360 horas-aula

Apresentação
O Curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN360) é um curso de pós-graduação lato sensu, nível ‘MBA’, reconhecido pelo MEC e realizado pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Diferentemente do clássico curso de qualificação profissional de menor duração, o EGPN360 constitui-se como um curso de 360 horas-aula de duração, com uma agenda que busca cobrir todo o espectro de questões em torno da Engenharia e Gestão deProcessos de Negócio – na imagem, propiciar uma visão de 360 o . E que sirva parapraticamente todas as demandas do ano (‘360 dias’).

O curso foi concebido pelos professores coordenadores do Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão (LabSIG), Laboratório de Operações Intensivas em Conhecimento (LÓCus) e Laboratório de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (LabGETI). Juntos, estes laboratórios formam uma rede de laboratórios de ensino, pesquisa, extensão e suporte a projetos em organizações dos mais diversos setores, criados a partir das linhas de atuação dos professores que integram o Grupo de Produção Integrada (GPI). O GPI é um dos grupos de pesquisa mais antigos e importantes da Engenharia de Produção da UFRJ, e do Brasil), ligado à Escola Politécnica e à COPPE.

A concepção do programa do curso parte do entendimento da relevância da gestão dospor processos de organizações tradicionais e modernas, a partir do conhecimento disponível em Engenharia de Produção, desenvolvido ao longo das últimas décadas pelo corpo docente, em projetos de pesquisa & desenvolvimento e inovação e de extensão, e em atividades de capacitação e ensino associadas aos campos de conhecimentos abordados pelo EGPN360.

Organizações bem estruturadas em seus processos criam não só vantagens competitivas diretas em relação a seus concorrentes, como também capacitações para lidarem comos diversos desafios com que se defrontam, desenvolvendo a capacidade de se sustentarem ao longo do tempo. Nesse sentido, a Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN) surge como principal abordagem a ser utilizada para que a organização alcance seus objetivos.

A EGPN propicia à organização compreender e mapear como ocorrem suas operações, como estas contribuem para seus resultados, e como poderiam ser melhoradas para melhorarem estes últimos. Além disso, a EGPN desvela como a informação se conforma e flui ao longo de suas fluxos e interfaces, alavancando o entendimento global da cadeia de valor existente, inclusive para além das fronteiras da organização.

O EGPN360 comporta, em seu projeto pedagógico, estudos de casos aprofundados de diversos setores e uma carga de atividades práticas, aplicadas sempre que possível a questões do dia-a- dia profissional e/ou empreendedor do discente; e o detalhamento das técnicas associadas às diversas aplicações (ou desdobramento) da EGPN: Gestão de Operações; da Logística e da Cadeia de Suprimentos; de Operações de Saúde; de Competências e do Conhecimento Organizacional; de Projetos; da Tecnologia e da Inovação; de Riscos e Compliance; sob a orientação da Gestão Estratégica.

Aborda ainda, de forma destacada, a Gestão da Tecnologia da Informação e Automação (TIA), aspecto indissociável da EGPN contemporânea, com destaque para as aplicações associada aos conceitos emergentes relacionados à Manufatura Inteligente e à Indústria 4.0; à Internet das Coisas, de Todas as Coisas; aos Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais; tendo em vista o fenômeno de crescente digitalização dos processos e, consequentemente, da economia. Ou seja, a grande onda de conformação de uma economia digital, ora em curso.

Esta nova economia, que vem sendo justamente chamada de ‘economia industrial digital’, está sendo construída sobre a confluência da integração, na “nuvem”, da colaboração social, da mobilidade e do uso massivo de dados. Cabe lembrar, que, se na última década foi possível presenciar os efeitos da integração das pessoas entre si, e destas com o varejo, não há porque duvidar que a “integração de todas as coisas” promoverá, do mesmo modo, uma revolução na forma como o tecido socioeconômico se organiza e pulsa.

Objetivo

O EGPN360 é um curso que tem por objetivo apresentar uma visão ampla e articulada das contribuições da abordagem por processos (da Engenharia de Processos de Negócios) e áreas de conhecimento relacionadas, nas organizações tradicionais e modernas.

Neste sentido, visa desenvolver um perfil de profissional capaz de aplicar efetivamente os conceitos, ferramentas e experiências de EGPN em projetos de modelagem, análise e melhoria de processos de negócio; projetos de automação de processos de negócio (BPMN, BPMS); projetos de implantação de sistemas integrados de gestão; e gerência de operações orientada por processos de negócio. Ou seja, formar um profissional capaz de gerir o negócio por processos, através de suas diversas aplicações (ou desdobramentos).

Trata-se de atender a uma demanda de capacitação das organizações produtivas em EGPN, tanto para suprir a necessidade permanente de melhoria de desempenho operacional e de se estar conforme ao aparato regulatório ou de referência vigente, geral ou específico do setor/ indústria; quanto para tornar a organização capaz de avançar e inovar, incorporando novas tecnologias de forma estrategicamente orientada.

Trata-se de uma proposta pedagógica com norte no uso de conhecimento científico e tecnológico na prática e, nesse sentido, o curso se desenvolve fortemente apoiado em atividades práticas, com utilização de ferramentas informáticas de modelagem, engenharia e automação de processos de negócios.

A partir dos conhecimentos nele apresentados, espera-se potencializar, ao discente, a exploração de oportunidades de negócio neste novo contexto. Tal exploração depende, dentre outras coisas, do sólido conhecimento do conceito de Processos em si, das tendências e possibilidades que trazem as tecnologias de informação e comunicação que se avizinham e, principalmente, da capacidade de articular o uso destes recursos tecnológicos sobre os processos de negócio para desenvolver as capacitações essenciais à organização, agora e para o futuro.

Público-alvo

O público alvo do EGPN360 é composto por profissionais (gerentes, coordenadores, corpo técnico-administrativo de nível superior) e empreendedores que utilizem (ou possuem perspectivas de utilizar) a diversidade de possibilidades de aplicação - com retornos mais que apenas eficientes e/ou eficazes, efetivos – do ferramental teórico-prático provido pela Engenharia e Gestão de Processos de Negócios.

Usualmente com formação em Engenharia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Informática, Economia, Psicologia e outras áreas afins, não restringindo, contudo, a estas, tendo em vista as incontáveis aplicações da gestão por processos.

Metodologia

O EGPN360 é um curso de pós-graduação que possui alguns vetores de aprendizado:

i) A passagem do conhecimento através das aulas e respectivos materiais didáticos;

ii) A consolidação do conhecimento através de atividades práticas, exercícios e

trabalhos individuais e em grupo, inclusive com ferramentas informatizadas;

iii) A apresentação de casos, bibliográficos e vividos pelo corpo docente, a partir da experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento e de extensão que fizeram uso das técnicas e métodos associados à Engenharia de Processos;

iv) O desenvolvimento de trabalhos finais – monografias, artigo/ publicação, apresentação em congresso, avaliação prática – com orientação, em objetos reais do dia-a- dia – notadamente profissional – dos discentes.

Esses vetores podem ser observados na estrutura dos módulos, nas disciplinas e suas respectivas ementas, suportados pelas linhas de ensino, pesquisa e extensão e pela vasta experiência na atuação em projetos de EGPN de seu corpo docente.

Programa

Módulo I - Introdução a Processos de Negócio

Introdução a Processos de Negócios

Gestão Estratégica

Organização do Trabalho

Pensamento Sistêmico e Sustentabilidade

Introdução à Tecnologia da Informação e Automação

Módulo II – Engenharia de Processos de Negócio

Gestão de Processos de Negócio - Business Process Management (BPM)

Modelagem de Processos

Melhoria de Processos

Módulo III – Automação de Processos

Tecnologia da Informação e Automação e Processos de Negócios

Business Process Model and Notation (BPMN)

Business Process Management System (BPMS)

Módulo IV – Gestão por Processos: Aplicações

Gestão de Operações

Gestão Logística e da Cadeia de Suprimentos

Gestão de Operações no Setor de Saúde

Manufatura Inteligente e Indústria 4.0

Indicadores de Desempenho e Projeções de Cenários

Gestão de Competências e do Conhecimento Organizacional

Gestão de Projetos

Gestão da Inovação

Gestão da Tecnologia da Informação e Automação

Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais

Modelos de Referência, de Riscos e Compliance


Módulo V – Estudos de Casos

Estudos de Casos em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios


Módulo VI – Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão

Metodologia da Pesquisa

Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso


Carga horária total:
360 horas-aula

Coordenação:
Prof. Renato Flórido Cameira, coord. LabSIG, D.Sc. (coordenador)
Prof. Vinicius Carvalho Cardoso, coord. LÓCus, D.Sc. (vice coordenador)

Informações e Inscrições:

Para informações sobre a agenda (datas de início, locais de realização etc.) das turmas disponíveis dos Cursos de Especialização, pós-graduação lato sensu/ ‘MBA’, Aperfeiçoamento e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui.

Para realizar a pré-inscrição, sem compromisso, preencha o formulário de interesse, clicando aqui.

Para informações sobre documentos requeridos para a inscrição e outras, afetas aos cursos da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui.

Para maiores informações: cursos@poli.ufrj.br

Para informações detalhadas do curso clique aqui.

Documentos para matrícula:

Cópia autenticada do diploma de curso superior

Comprovante de residência

Cópia do RG ou Carteira Profissional

Cópia do CPF

Cópia do Título de Eleitor

Cópia do Certificado Militar ou Reservista (homens)

Curriculum Vitae

Duas fotos 3x4

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- Para informações sobre a agenda (datas de início, locais de realização etc.) das turmas disponíveis dos Cursos de Especialização, pós-graduação lato sensu/ ‘MBA’, Aperfeiçoamento e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui.
- Para realizar a pré-inscrição, sem compromisso, preencha o formulário de interesse, clicando aqui.
- Para informações sobre documentos requeridos para a inscrição e outras, afetas aos cursos da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui.
- Para maiores informações: cursos@poli.ufrj.br


 

 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli