Europe-Brazil-Bolivia-Cuba Capacity Building Using Globally Available Digital Learning Modules (EUBBC-Digital)

The EUBBC-Digital Project is funded by the Erasmus+ Programme of the European UnionCapacity Building for Higher Education (CBHE)

Projeto de Ensino Remoto

A UFRJ assinou o acordo de cooperação com 17 entidades para elaboração de módulos de ensino para um curso a distância na área de energias renováveis. Trata-se de um projeto Erasmus intitulado Europa-Brasil-Bolívia-Cuba de Capacitação Usando Módulos de Aprendizagem Digital (EUBBC). O projeto tem apoio de outras universidades e institutos no desenvolvimento de material para ensino a distância, entre elas estão o Royal InsItute of Technology (KTH), Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) e Université Libre de Bruxelles (ULB), USP, Universidad Tecnológica de la Habana e Universidad Privada Boliviana

Na UFRJ O projeto é coordenado pelo prof. Silvio Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e prevê a compra de equipamentos e a instalação de laboratórios remotos voltados para o ensino de energias renováveis.

Colaboram nesse projeto professores do Programa de Planejamento Energético da COPPE e a equipe do Laboratório de Realidade Virtual (Lab3D).

Durante o tempo de execução do projeto estão previstas diversas reuniões, envolvendo os pesquisadores da UFRJ e os demais participantes, com o objetivo de direcionar os rumos da pesquisa visando alinhar as atividades para os pontos de maior relevância do projeto.

O corpo docente da UFRJ terá acesso a um “repositório de unidades de aprendizagem”, no qual podem trocar e reutilizar unidades básicas de aprendizagem e modificar essas unidades para melhor se adequarem a seus próprios estilos de ensino.

Alunos de graduação e de pós-graduação terão acesso a materiais educacionais no setor de energia que até hoje não são facilmente acessíveis.

O projeto teve início em janeiro de 2021 e agora está realizando a compra de equipamentos. Em novembro de 2022 os alunos poderão utilizar uma bancada de testes de hidrogênio e células a combustível, que estará disponível no IVIG. A utilização dessa bancada pode ser feita presencialmente ou remotamente. Os módulos de ensino devem estar acessíveis até junho de 2023.

Acompanhe mais informações sobre o projeto em https://www.eubbcdigital.com/

Acordos de Dupla Diplomação

Os acordos de dupla diplomação basicamente permitem que, após um determinado período (em geral seis anos) , os estudantes que participem dos programas apoiados por esses acordos recebam dois diplomas, o da Escola Politécnica e o da Instituição de Ensino Superior parceira. Atualmente os acordos de dupla Diplomação ativos são: