Engenharia Ambiental - UFRJ

Mural

Mural: Local para avisos gerais e divulgação - aberto a todos os usuários que quiserem. Oportunidades de trabalho, reuniões, encontros e eventos são exemplos de postagens bem-vindas.

Para postar no mural, envie um e-mail para Tomás (breda@poli.ufrj.br) e logo sua postagem estará aqui.


Oportunidade de Trabalho na Decania

A Decânia do Centro de Tecnologia está procurando estudantes dispostos a trabalhar nos seus projetos de redução de desperdícios (água, energia, etc.). Os interessados devem procurar a prof. Kátia no segundo andar do bloco A ou falar com a Fernanda Aor - graduanda do curso de Eng. Ambiental.

(Tomás Bredariol, 07/09/2009)

 

Palestras de mestrandos / doutorandos

O Programa de Educação Tutorial (PET) trabalha no intuito de dar oportunidades aos alunos de graduação para pensar de forma ampla sobre projetos nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Uma das premissas para que a estadia na Universidade seja completa é a interação com alunos de pós - graduação. Nesse sentido, o grupo PET está organizando um circuito de palestras dadas por mestrandos e doutorando para alunos da graduação, principalmente nos cursos Engenharia Civil e Ambiental, com o objetivo de expor seus trabalhos. Esta exposição busca achar interessados nos assuntos tratados para que se crie um trabalho em conjunto. Trabalhar com teses é muito importante para conhecer a estrutura da Universidade, já que se aprende sobre a utilização do pensamento científico na prática. Conhecimento, o qual pode ser usado na construção de uma apresentação na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, no Projeto Final do curso, assim como nas possíveis teses de mestrado e doutorado futuras.  

Os desdobramentos desta interação não se atém única e exclusivamente ao ganho de conhecimento teórico e prático, se conhece pessoas que podem ser muito importantes no resto de suas vidas acadêmicas.

Terça-feira, dia 29/09 ocorreu a primeira palestra do circuito, ministrada pelo mestrando Rodrigo Lou e teve como tema Modelagem Matemática de Escoamento e Drenagem na Bacia do Rio Piabanhas. O público se mostrou bem interessado, incentivando a continuidade das apresentações.
Desta forma, toda semana terá um palestrante diferente apresentando sua tese de mestrado ou doutorado em andamento.
Na próxima terça, dia 13/10, o doutorando Andrews Lucena irá apresentar a sua tese sobre Ilhas de Calor na Região metropolitana do Rio e Janeiro.
As palestras ocorrerão no segundo andar do Laboratório de Hidrologia (I -206) das 12h as 13h.

Para maiores informações, peço aos interessados que contactem os petianos e alunos de Engenharia Ambiental, Fernanda França, Marcos Zappa e Daniel Kazay (Banzai) ou passem na sala do PET, I - 106 (Sub-solo do Lab. Hid.). Lembro que estes encontros só fazem sentido se estiverem de acordo com a demanda tanto dos ouvintes quanto dos palestrantes, logo as críticas são essenciais para que o trabalho seja legal.

Esperamos a presença de vocês!

(Daniel Firmo Kazay, ‎‎07/09/2009, atualizado 10/10/2009)

 


Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
E-mail: secretaria.graduacao@poli.ufrj.br - Telefone: (21) 2562-7296